quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Carlos Brandão representa Flávio Dino em conferência sobre o clima e reunião do Consórcio Nordeste

Vice-governador Carlos Brandão participa de abertura da Conferência Brasileira de Mudança do Clima
O vice-governador Carlos Brandão esteve na cidade de Recife (PE), representando o governador Flávio Dino, a fim de participar de duas importantes agendas, nesta quarta-feira (6): a abertura da Conferência Brasileira de Mudança do Clima, realizada pelo Instituto Ethos, e a reunião do Consórcio Nordeste.
A Conferência
O evento segue até sexta-feira (8) e converge governos, ONGs, comunidade científica, movimentos sociais e classe empresarial. As discussões são acerca das experiências, negócios, tecnologias e políticas brasileiras que contribuem para frear o aquecimento global.
“O Maranhão é um Estado essencialmente produtor de grãos e com uma pecuária pujante. Mas seguimos defendendo o desenvolvimento de forma sustentável, sem prejuízos ao meio ambiente”, resumiu Brandão, ao descrever o caráter da presença do Governo maranhense durante o evento.
A Conferência é apartidária e tem também como base a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC Brasileira), o Acordo de Paris e a agenda 2030.
Em seguida, ainda na capital pernambucana, aconteceu a reunião do Consórcio Nordeste. Dentre os pontos de discussão entre os governos participantes do encontro, estiveram temas recorrentes: compra unificada de medicamentos, parcerias público-privadas, saneamento, investimento, medidas de enfrentamento de crime ambiental no litoral do Nordeste e cooperação internacional.
Este último, contudo, com maior desdobramento, por se referir diretamente às agendas institucionais que acontecerão de 16 a 23 de novembro em Paris, Roma e Berlim, com a atuação dos governadores e representantes dos estados nordestinos, nestas cidades europeias.
Missão Europa 
Os nove Estados do Nordeste, diante do enfrentamento de suas dificuldades financeiras, pretendem unificar suas buscas por capital estrangeiro em diversas áreas integradoras de toda a região, como: sustentabilidade, infraestrutura, turismo, segurança pública e energias.
A Missão Europa, portanto, estreia neste mês as articulações do Consórcio fora do País, inclusive na perspectiva de elaboração de projetos e cartas comuns que visam a apresentação de um “mapa” de oportunidades para investimentos no Nordeste, abordando a perspectiva de abertura de concessões setorializadas, melhoria da infraestrutura rodoviária, de transmissão elétrica e para conexão de internet, além de projetos com emprego de tecnologia de ponta para a segurança pública.
Os estados pretendem também sinalizar para o fomento das rotas de turismo e para um grande complexo de projetos e programas de sustentabilidade, com destaque para o ambiente urbano, saneamento, estímulo a energias renováveis, exploração e distribuição de gás.
O governo Flávio Dino deve apresentar, na Europa, propostas previamente estudadas e elaboradas para sanar gargalos atuais da gestão, que necessitam do maior apoio e coparticipação de gestões financiadoras, a exemplo do que tem sido trilhado para a Missão.
“Nossas expectativas de sucesso nesta empreitada são as melhores”, planejou Brandão, que cumpriu os compromissos em Recife acompanhado do secretário-adjunto de Planejamento e Orçamento, Roberto Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário