segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Defensoria e parceiros promoverão projeto voltado ao esporte para crianças e adolescentes de comunidades carentes


Será lançado, nesta quarta-feira, dia 20, o projeto “Defensoria pelo Esporte”. A iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) é voltada ao estímulo de práticas recreativas e esportivas a crianças e adolescentes de bairros de grande adensamento populacional e baixo índice de desenvolvimento de São Luís, como ferramenta de promoção de direitos e transformação social.
O projeto é executado em parceria com a Agência Executiva Metropolitana (Agem), as secretarias estaduais de Esportes (Sedel) e Administração Penitenciária (Seap), além da Secretaria Municipal de Esportes (Semdel) de São Luís.
Por meio da articulação dos diversos órgãos, promovida pela DPE/MA, serão ofertadas aulas voltadas à prática esportiva. O projeto será desenvolvido, inicialmente, nos bairros Jardim América, Vila Luizão, Vila Magril, São Francisco, Vila Esperança e Coquilho, bem como a área Itaqui-Bacanga. Para isso, a iniciativa prevê a doação de coletes esportivos, produzidos com a utilização de mão de obra carcerária, e ainda contará com sete professores de Educação Física da rede municipal de ensino. As aulas deverão ser ministradas em quadras poliesportivas recém-inauguradas na capital.
De acordo com o defensor público-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, as comunidades também serão beneficiadas com a realização de palestras em educação em direitos pela Defensoria Pública. “Nosso intuito é levar o defensor público até esses locais para explicarem o que é a instituição e como ela pode auxiliar as pessoas e tentar identificar, por meio das assistentes sociais e psicólogos, famílias que precisam, prioritariamente, de um atendimento jurídico. Implantaremos projetos já existentes no seio dessas comunidades como é o caso do “Ser Pai é Legal e do “Pais e Filhos – Reconhecer é um ato de amor”, destacou.
Ainda de acordo com o defensor-geral, a iniciativa é mais uma medida que visa cada vez mais proporcionar o acesso a direitos, especialmente da população carente, de uma forma eficiente. “A Defensoria Pública não se limita mais a ingressar com ações judiciais na defesa da população vulnerável do estado. Por isso, nesta iniciativa, formatamos a articulação entre esses diversos órgãos para promover o acesso ao esporte nas periferias, pois entendemos que esta é uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento intelectual de crianças e adolescentes e também na promoção da inclusão social e de prevenção à violência”, ressaltou Alberto Bastos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário