terça-feira, 5 de novembro de 2019

Governo do Estado e representantes da indústria de laticínios debatem ações para fortalecer cadeia produtiva do leite

Secretário Simplício Araújo em reunião com representantes do Sindleite e de indústrias de laticínios


O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, reuniu, na segunda-feira (4), com representantes do Sindicato das Indústrias de Leite e Derivados do Estado do Maranhão (Sindileite) e das indústrias de laticínios dos municípios de Vila Nova dos Martírios, Açailândia, São Francisco do Brejão e Imperatriz. Em pauta, demandas, desafios e avanços no âmbito da cadeia produtiva do leite no Maranhão.
Durante o encontro, os representantes e proprietários de laticínios manifestaram as principais necessidades do setor no Estado, que giram em torno dos eixos de estradas, infraestrutura, logística, transporte e energia elétrica. O Governo do Maranhão, por meio do secretário Simplício Araújo, se comprometeu em auxiliar na resolução dos gargalos e demandas apresentadas.
“Só vamos conseguir melhorar qualquer processo produtivo com disposição para ouvir e buscar atender as demandas dos segmentos. O Governo do Estado está engajado e priorizando 11 cadeias produtivas e uma delas é a do leite. Temos cobrado os elos das cadeias competentes quando as pautas chegam”, sublinhou o secretário.
Os avanços no setor, por meio da portaria implementada pelo governador Flávio Dino, que dispõe sobre a redução dos impostos no segmento, também foram destacados. “Com essa diminuição do imposto para vendas dentro e fora do Estado, a produção e geração de renda na cadeia aumentaram. E, nesse momento, o setor traz novas demandas que terão novamente total apoio da Seinc”, explicou Simplício.
Simplício Araújo solicitou, aos agentes da cadeia, a consolidação dos dados das pautas debatidas, a fim de cruzar com informações do segmento que o Governo do Estado já detém, além de adiantar e dar início às estratégias de fortalecimento da cadeia produtiva do leite no Estado. Os representantes do setor se comprometeram em entregar os mapeamentos para o secretário nos próximos dias para, de forma conjunta, atraírem o fomento no mercado de laticínios no Maranhão.
“A gestão que mais nos atendeu, com resultados, foi a gestão do secretário Simplício Araújo, no Governo Flávio Dino. Eu sempre gosto de reconhecer esse trabalho desenvolvido, porque até as pautas mais difíceis, com ele, conseguimos resolver”, destacou o presidente do Sindileite, Alexandre Ataíde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário