quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Imperatriz vai receber Casa da Mulher Brasileira e do Idoso

Antônio Pereira Nascimento, aposentado (Foto: Janaina Amorim)
O prédio do Centro Social Urbano, no bairro Vila Nova, em Imperatriz, abandonado por anos, agora ganha um novo formato e função social. O local recebe serviços de reforma, adaptação e ampliação para receber a Casa da Mulher Brasileira e a Casa do Idoso. As obras são executadas pelo Governo do Estado, por meio de parcerias entre as secretarias de Estado da Infraestrutura (Sinfra), da Mulher e da Agência Metropolitana da Região Tocantina (Agemsul).

Para o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, essa iniciativa é fundamental para garantir o direito da mulher de ter uma vida sem violência e melhoria na qualidade de vida dos idosos. “Vamos oferecer serviços públicos fundamentais em um espaço que antes estava abandonado. A Casa da Mulher garante um atendimento eficaz às mulheres vítimas de violência e a do Idoso garante acesso atividades culturais e esportivas aos idosos, levando qualidade de vida”, disse.

A Casa da Mulher Brasileira tem o objetivo de realizar um atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica. A proposta é integrar no mesmo lugar serviços especializados como apoio psicossocial, delegacia, Juizado e Ministério Público. Para isso, está em construção no local espaços como um gabinete e sala de apoio para a defensoria, promotoria e juiz, sala de audiência, cartório, brinquedoteca, sala de atendimento psicossocial, sala de reunião, administrativo, recepção, dormitório, delegacia, investigação, cozinha, detenção e um corredor específico para acesso do agressor.

Obras da Casa da Mulher e do Idoso seguem em andamento (Foto: Janaina Amorim)
A população aprovou a iniciativa. “A gente precisava urgentemente. Esse lugar estava abandonado. E a gente temia porque nunca se sabe o que pode acontecer em um prédio como esse do modo como estava. Então, ter esse prédio novamente, utilizado pela população, vai ser ótimo. Algo muito bom para o bairro”, avaliou a cabeleireira Maria Célia Silva.

Além disso, o prédio principal recebe obras para o funcionamento da Casa do Idoso. O local vai receber toda a estrutura necessária para proporcionar assistência social, educação, esportes, recreação, lazer e cultura à pessoas na melhor idade da Vila Nova e bairros vizinhos. O aposentado Antônio Pereira Nascimento está animado com a novidade. “Isso é muito importante. Uma alternativa de atendimento para o idoso hoje não tem nenhuma nas proximidades. Muitas pessoas deixam de ir por causa da distância. Com um perto de casa fica mais fácil”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário