sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Prefeitura intensifica o trabalho de resgate de animais de grande porte soltos nas ruas e perímetro urbano da BR 222 e 010


A aquisição do reboque feita pela Prefeitura de Açailândia para a Unidade de Vigilância em Zoonoses há 30 dias, já apresenta resultados significativos, como a redução de 50% de animais soltos nas ruas do município, bem como no perímetro urbano da BR 222 e 010.
Nesse período, a direção da UVZ implantou um sistema de trabalho com toda a equipe lotada no departamento, organizou força-tarefa objetivando tirar de circulação animais de grande porte soltos nas vias públicas e rodovias que viviam colocando em risco a vida de condutores de veículos em casos de acidentes. Em 30 dias, o trabalho já resultou na apreensão de 11 equinos, 14 jumentos e 6 cavalos.
No último final de semana, mas precisamente no sábado,23, a equipe da UVZ foi acionada por populares informando que na BR-222 estavam circulando vários animais de grande porte. Imediatamente a equipe montou uma força-tarefa que teve como resultado a apreensão de três jumentos que estavam as soltas no perímetro urbano, setor da PRF e ao loteamento Vale do Açaí.
De acordo com o diretor da UVZ, Cleydiomar Soares Pereira, os animais apreendidos no último sábado,23, não tem proprietários e por se encontrarem em situação de abandono, serão levados para a zona rural onde serão doados aos produtores rurais para o transporte de carga. “Outros animais que porventura sejam apreendidos em outras operações, serão conduzidos para o pátio da UVZ, onde ficarão retidos até que os proprietários compareçam para fazer o resgate juntamente com o pagamento da taxa de liberação do animal. Além disso, passam por cuidados de veterinários, recebem alimentação e é dado prazo de 05 dias para que façam o resgate. Caso não compareçam, os animais são oferecidos para doação” explica o diretor.
O objetivo da Prefeitura de Açailândia, bem como a equipe da UVZ é reduzir os riscos de acidente de trânsito e principalmente à saúde pública, além de ter o controle da população de animais no município.



ASCOM-PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário