terça-feira, 26 de novembro de 2019

Prefeitura, por meio da SINFRA, faz limpeza e capina na cidade e recupera a galeria de esgoto na Praça do Mercado


Se cada morador mantivesse sua calçada limpa, sem mato, principalmente colocando o lixo na hora certa, ganharíamos agilidade no serviço.
Os serviços de capina e roçagem estão sendo intensificado nas áreas públicas da zona urbana de Açailândia. Na manhã desta sexta-feira,22, uma equipe de agentes de limpeza da Secretaria de Infraestrutura amanheceu na Rua Rio Grande no centro, realizando o trabalho de capina, limpeza das “bocas-de-lobo”, bem como a limpeza de meios-fios. 
Segundo o secretário de Infraestrutura do município, Inaldo da Silva Santos, esse tipo de ação é essencial e acontece periodicamente sem parar. “Procuramos fazer sempre um serviço de qualidade para a população.  Nossas equipes trabalham em sistema de rodízio, em cima de um cronograma estabelecido para atender todo o nosso município, que é grande. A população pode ajudar. Atualmente, fazemos também a limpeza da frente das casas que não possuem calçadas e acabam enchendo de mato, e isso requer um tempo grande das equipes, que poderia ser usado em áreas maiores e de responsabilidade da Prefeitura. Então, se cada morador mantivesse sua calçada limpa, sem mato, principalmente colocando o lixo na hora certa, ganharíamos agilidade no serviço. O município tem a obrigação de fiscalizar, e hoje a prefeitura faz a limpeza, mas o ideal é que cada morador mantenha a limpeza da sua própria calçada”, esclareceu o secretário.
A capina é realizada em vias e logradouros públicos, retirando-se a vegetação "invasora" e também executando a varrição dos trechos capinados. O corte é executado de forma manual com o emprego de enxadas, picaretas ou ferramentas e instrumentos equivalentes. O trabalho também é feito com máquinas roçadeiras. Isso ocorre diariamente em todos os bairros do município, e também nas praças, juntamente com serviços de jardinagem e adubação, com plantio de grama e mudas de árvores.

PRAÇA DO MERCADO
Na Praça do Mercado, a Prefeitura está resolvendo um problema muito antigo de recuperação da galeria de esgoto, que serve também para o escoamento da água da chuva. Há muitos anos ela ficou descoberta, porque as barras de concreto que serve de cobertura foram quebradas, bem como ficou esquecida para execução do reparo. Uma equipe da prefeitura, já está resolvendo o problema fazendo a cobertura da galeria, bem como a limpeza da mesma.
Antes, a galeria causava transtornos para quem passava pelo local. Além de provocar acidentes aos pedestres, estava exalando mau cheiro aos transeuntes e a quem trabalha na área todos os dias. Agora, a Secretaria de Infraestrutura já está resolvendo o problema de forma definitiva e ainda vai fazer o melhoramento da área com o trabalho de paisagismo e ampliação do acostamento.
A administração do prefeito Aluísio Sousa, está olhando com muita atenção para os problemas que estavam afetando as famílias de trabalhadores instalados na Praça do Mercado. A princípio, priorizou a organização da trafegabilidade de veículos fazendo a realocação das barracas que estavam no meio da praça de forma desordenada e atrapalhando o trânsito. A intenção é padronizar todas as barracas que foram transferidas para o lado oposto da praça em frente à Motoca, bem como por meio do DMT – sinalizar toda a extensão da praça, serviço que já está sendo executado.

ASCOM-PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário