sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Projeto Busca Ativa realiza pedágio para conscientizar a população que “Fora da Escola Não Pode!











“A intenção é chamar a atenção dos motoristas, transeuntes e população geral que crianças e adolescentes devem estar dentro da sala de aula”.
A Busca Ativa Escolar ganha força no município de Açailândia. Na manhã desta quinta-feira, dia 7, profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social se mobilizaram em um pedágio para panfletagem e conscientizar toda comunidade para o combate à exclusão escolar.
Organizados pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, o objetivo das ações é conscientizar a população que crianças, adolescentes e adultos não podem deixar de estudar. A meta é que o município tenha zero aluno fora da escola!
A concentração foi na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no centro da cidade, uma das ruas mais movimentadas da cidade. Com apoio do DMT - Departamento Municipal de Trânsito e da Polícia Militar, o pedágio transcorreu sem causar transtornos
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, com apoio do Departamento Operacional intensifica as ações de conscientização no município, com o objetivo de combater os índices de evasão nas escolas, desde que aderiu ao projeto Busca Ativa Escolar, que faz parte da campanha “Fora da escola não pode!”, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).  De acordo com a plataforma da SEMED temos 2.201 alunos fora da sala de aula, por qualquer motivo que estão sendo investigados.
À frente da mobilização, a Coordenadora Operacional da SEMED e responsável pelo Busca Ativa Escolar, Djara Vasconcelos; o Articulador do Selo UNICEF, Josivan Campos; a Presidente do COMUCAA, Ângela Márcia; e a Coordenadora da Educação Infantil, Aurilene Lima Melo; Para controlar o trânsito, a representante da PM, Fabiane e a equipe de Agentes do DMT.
“Mais uma vez estamos intensificando o trabalho de conscientização e como ferramenta estamos realizando este pedágio para chamar a atenção da população a respeito do tema “Fora da Escola Não pode!” Os pais com filhos na faixa etária dos 4 aos 17 anos tem que estar matriculado e dentro da sala de aula. A Secretaria de Educação e as demais secretarias estão unidas nesse objetivo e juntas com os programas e coordenadores para quando que no próximo ano este índice tenha baixado de forma considerável”, destaca a coordenadora Djara Vasconcelos, ressaltando também o trabalho de conscientização nas residências.           
A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar. A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combaterem a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).




ASCOM-PMA-


Nenhum comentário:

Postar um comentário