sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Projeto da Defensoria e órgãos parceiros levará esporte e atendimentos a comunidades carentes


Sete comunidades de São Luís serão beneficiadas com o novo projeto “Defensoria pelo esporte”, lançado na quarta-feira, dia 20. Por meio da iniciativa, serão promovidas práticas recreativas e esportivas, bem como atendimentos, a crianças e adolescentes de bairros de grande adensamento populacional e baixo índice de desenvolvimento de São Luís.

O lançamento foi conduzido pelo defensor público-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, e contou com a participação dos representantes dos órgãos parceiros no projeto: o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, o delegado Dicival Gonçalves, representando a Secretaria de Estado de Segurança Pública, o secretário Municipal de Esportes de São Luís, Rommeo Amin, e o presidente da Agência Executiva Metropolitana, Lívio Corrêa.

O projeto será desenvolvido, inicialmente, nos bairros Jardim América, Vila Luizão, Vila Magril, São Francisco, Vila Esperança, Coquilho e Coroado. Para isso, foram doados 320 coletes esportivos, produzidos com a utilização de mão de obra carcerária, e 14 bolas de futebol para as lideranças comunitárias. As aulas serão ministradas por sete professores de Educação Física da rede municipal de ensino em quadras poliesportivas.

Parcerias - Durante o lançamento, o defensor-geral Alberto Bastos destacou o papel do projeto como ferramenta de promoção de direitos. “Este é um claro exemplo do trabalho da Defensoria Pública contribuindo para o acesso a direitos sem a necessidade ingressar sempre na Justiça com processo, mas articulando com os órgãos públicos. Pois, entendemos que também é uma das nossas missões buscar parcerias para somar forças e levar mais dignidade a quem mais precisa”, disse.

Também presente no lançamento, o subdefensor- geral do Estado, Gabriel Furtado, o projeto proporcionará mais uma oportunidade para a instituição estar mais próxima da comunidade. “A Defensoria Pública é uma instituição de acesso à Justiça e nós vamos, por todas as vias, entrar nas comunidades e estar com devemos, com o povo”, destacou.

Segundo o secretário estadual Murilo Andrade, a iniciativa é mais uma parceria em prol da população. “A Seap, além da custodia de todos os presos do estado, também tem como funções apoiar a comunidade e a sociedade nas demandas necessárias ao desenvolvimento e apoiando projetos sociais. Por isso, quando nos apresentaram essa proposta, aceitamos de pronto”, lembrou.

Para o secretário municipal Rommeo Amin, o projeto será uma importante ferramenta de transformação de crianças e jovens. “Essa iniciativa oferece uma alternativa aos jovens para que os mesmos não ingressem no mundo das drogas”, disse.

De acordo com Lívio Correa, a iniciativa incentivará as comunidades a utilizarem as quadras recém-inauguradas. “É um projeto muito importante que envolve não só o esporte diretamente, mas a segurança também e, principalmente, nos bairros de maior vulnerabilidade. É isso que nós precisamos, unir esforços e nos voltarmos para os nossos jovens”, pontuou.

Beneficiados - Além das ações do projeto, outras atividades voltadas ao esporte já beneficiaram dezenas de crianças desde o mês de abril deste ano. Em uma das atividades, denominada “Torcedor Mirim”, crianças do bairro Coroado assistiram à final entre Moto Club e Imperatriz, no estádio Castelão. Na ocasião, eles visitaram vestiários, conversaram com atletas e tiveram a oportunidade de entrar em campo com o time do Imperatriz, antes da bola rolar.

Já no mês de outubro, cerca de 30 crianças e adolescentes foram beneficiadas com a entrega de coletes esportivos e de brinquedos arrecadados na campanha “Doe Brinquedos, Adote Sorrisos”, promovida pela Defensoria Pública estadual. Foram contemplados atletas com idade entre 8 e 17 anos, da Associação Desportiva do Coroado (Adec), escolinha de futebol que atua na região.



Nenhum comentário:

Postar um comentário