quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Secretaria de Educação realiza 1º Seminário da Proposta Pedagógica.


A Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Educação, reuniu na manhã desta quarta-feira (06/11), nas escolas Jurgleide Alves Sampaio, Roseana Sarney e “Pingo de Gente”, todos os educadores, cuidadores e gestores da rede municipal de ensino no 1º. Seminário de Proposta Pedagógica.

O evento tem como objetivo principal garantir a autonomia das instituições de ensino no que se refere à gestão de suas questões pedagógicas. Na prática, trata-se de um documento que define a linha orientadora de todas as ações da escola, desde sua estrutura curricular até suas práticas de gestão, além de planejar estratégias de ensino que a Rede irá desenvolver nos anos vindouros
“Neste seminário estamos tendo o cuidado de ouvir as sugestões e contribuições dos professores, além de torná-las válidas coletivamente e em consenso. Lembrando que a Proposta do município já existia, e o que estamos fazendo hoje é uma implementação da Proposta, olhando para o Currículo do território maranhense, currículo construído de acordo com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular que estabelece uma série de aprendizagens que devem ser lecionadas. Neste evento estamos também dialogando com os professores as melhores estratégias para que cada uma das competências que se encontram no documento agente tenha condições de fato de desenvolvê-las em sala de aula. É um momento de muito comprometimento e responsabilidade de todos os professores e toda a equipe da SEMED”, explicou a secretária de Educação, Karla Nascimento.

De acordo com Iara Bandeira Paes, que é uma das coordenadoras do seminário, participam do certame educadores da zona urbana e estão distribuídos em três escolas. Na Roseana Sarney: profissionais da educação do 1º. ao 5º. Ano; Jurgleide Alves Sampaio: Educação Infantil e na Escola Municipal “Pingo de Gente” professores que lecionam do 6º. ao 9º. Ano. Na zona rural o mesmo seminário acontecerá na próxima sexta-feira (08/11).

“Estamos reunindo os professores da Rede para colhermos as contribuições de todos os presentes para que a proposta do município seja concluída. Este trabalho já vem sendo feito ao longo de seis anos de acordo com a BNCC, bem como a Proposta Curricular do Estado e a participação do educador é dar a sua parcela de contribuição porque quem sabe da realidade em sala de aula é o professor. Eles contribuem dando sugestões sobre habilidades e atividades que possam estar trabalhando em sala de aula. Lembrando que a Proposta em si, não poderá ser feita sem a participação e contribuição do educador que é o mais preocupado com o aprendizado do aluno”, finalizou, Iara Paes.

ASCOM-PMA – Por: Antônio Maria
Contato para a imprensa:  Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia






Nenhum comentário:

Postar um comentário