Lembrando que a Proposta em si, não poderá ser feita sem a participação e contribuição do educador que é o mais preocupado com o aprendizado do aluno.
A Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última sexta-feira (08/11), no Assentamento Califórnia, na Escola Municipal Antônio de Assis, o 1º. Seminário de Proposta Pedagógica do Campo, com tema: a “Agroecologia. Professores, cuidadores e gestores da rede municipal de ensino de todos os polos da zona rural participaram.”
O evento tem como objetivo principal garantir a autonomia das instituições de ensino no que se refere à gestão de suas questões pedagógicas. Na prática, trata-se de um documento que define a linha orientadora de todas as ações da escola, desde sua estrutura curricular até suas práticas de gestão, além de planejar estratégias de ensino que a Rede irá desenvolver nos anos vindouros.
“Neste seminário estamos tendo o cuidado de ouvir as sugestões e contribuições dos professores, além de torná-las válidas coletivamente e em consenso. Lembrando que a Proposta do município já existia e o que estamos fazendo hoje é uma implementação da Proposta, olhando para o Currículo do território maranhense, currículo construído de acordo com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular que estabelece uma série de aprendizagens que devem ser lecionadas. Neste evento estamos também dialogando com os professores as melhores estratégias para que cada uma das competências que se encontram no documento agente tenha condições de fato de desenvolvê-las em sala de aula. É um momento de muito comprometimento e responsabilidade de todos os professores e toda a equipe da SEMED”, explicou a secretária de Educação, Karla Nascimento.
De acordo com Iara Bandeira Paes, que é uma das coordenadoras do seminário, desta vez participam do certame apenas os educadores da zona rural. “Depois dos professores da zona urbana, estamos reunindo agora os educadores da zona rural para encerrar a última etapa do seminário, e também colhermos as contribuições de todos os presentes para que a proposta do município seja concluída. Este trabalho já vem sendo feito ao longo de seis anos de acordo com a BNCC, bem como a Proposta Curricular do Estado. A participação do educador é essencial nessa construção, pois ele dar sua parcela de contribuição, usando os exemplos vividos em sala de aula. Lembrando que a Proposta em si, não poderá ser feita sem a participação e contribuição do educador que é o mais preocupado com o aprendizado do aluno”, finalizou, Iara Paes.
ASCOM-PMA – Por: Antônio Maria
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