sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Açailândia sedia o 1º. Seminário de Educação do ADERA


O seminário reuniu representantes dos oitos municípios participantes e convidados
O ADERA - Arranjo de Desenvolvimento Educacional da Região dos Açaizais realizou o 1º. Seminário de Educação, com o tema: “Gestão Educacional Partilhada: Desafios e Possibilidades”, nesta segunda-feira (02/12), no auditório da FAVALE – Faculdade Vale do Aço. Presente no seminário prefeitos, secretários municipais de Educação, coordenadores, dirigentes, equipes técnicas, gestores educacionais, professores, o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, e o adjunto da SEDUC, Daniel Carvalho.
Nesse 1º. Seminário de Educação do ADERA houve apresentação das experiências exitosas dos municípios para um público de mais de 200 pessoas, entre professores, coordenadores, dirigentes e equipes técnicas. Fazem parte do Arranjo de Desenvolvimento Educacional da Região dos Açaizais – ADERA, 08 municípios em sua delimitação territorial, sendo eles: Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Itinga, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios.
O prefeito Aluísio Sousa destacou a importância dos profissionais da educação para os municípios. “Os profissionais são fundamentais na vida do estudante. Quando eles buscam soluções para enfrentar as dificuldades em sala dia aula, estão plantando para o futuro. Pois é nos bancos escolares que estão nossos futuros professores, médicos e servidores municipais”, afirmou.
“Hoje nós estamos aqui num regime de colaboração intermunicipal, com os oito municípios que compõem a unidade regional, para apresentar suas práticas exitosas na educação por meio de um Arranjo criado com objetivo reunir os secretários municipais de educação unidos em prol do ensino público de qualidade.  Todo esse trabalho é resultado do pensar juntos e elencar as prioridades para nossa região. “Quais as nossas prioridades educacionais?”, “Quais os gargalos que nós temos”, e “O que poderíamos fazer juntos para colaborar e minimizar esses problemas”. Esse é o momento da socialização, do fortalecimento no fazer pedagógico, com o pensamento que educação se faz coletivamente e colaborativamente”, enfatizou Karla Nascimento, secretária Municipal de Educação de Açailândia.
O Seminário tem o propósito de apresentar as intencionalidades do ADE – Arranjo de Desenvolvimento da Educação - na aplicação de estratégias desenvolvidas para a elevação dos indicadores educacionais de forma a se obter melhoria na qualidade do ensino, fortalecer a democratização das relações da gestão e planejamento integrado, promover a eficiente aplicação dos recursos, combater a instabilidade decorrente das trocas de gestores, superar as dificuldades da ausência de quadros técnicos e incentivar a efetivação de políticas públicas.
Na sua fala, o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, comentou a importância da união entre os municípios vizinhos. “A educação do Maranhão já está em outro patamar, os índices colocam nosso estado em destaque. E esse Arranjo, com os municípios se organizando para vencer juntos os desafios da educação básica, é uma excelente iniciativa que já vem sendo realizada, como é o caso do consórcio dos governos do Nordeste. E quem ganha com tudo isso são os estudantes. Vocês têm o total apoio do governador Flávio Dino para garantir o sucesso da aprendizagem dos nossos alunos”, ressaltou Felipe Camarão.
As ações são realizadas com todos os profissionais: dirigentes, equipes técnicas, coordenadores e professores. Conforme o tema, as equipes técnicas formam seus coordenadores, que por sua vez se encontram com seus professores e os conhecimentos se difundem, tornando a troca de saberes mais efetiva e aproximando equipes com muita experiência de outras iniciantes. A articulação não termina!




ASCOM-PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário