terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Defensoria entrega mais uma sala de atendimento no Fórum de São Luís


Uma nova sala da Defensoria Pública do Estado já está em pleno funcionamento nas dependências do Fórum Desembargador Sarney Costa, na capital. A quarta unidade naquele local, que se destaca pela economicidade de implantação e fomento à ressocialização de detentos, foi entregue nesta terça-feira (17) pelo defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos e pelo corregedor-geral da Justiça do Estado do Maranhão, o desembargador Marcelo Carvalho.

O espaço amplo, moderno e acessível contribuirá para garantir maior eficiência e celeridade aos serviços prestados pelos 33 defensores públicos que já atuam naquela casa de Justiça. A solenidade foi prestigiada, ainda, pelo subdefensor-geral Gabriel Furtado Soares, pela diretora do Fórum, a juíza Diva Maria de Barros Mendes, por defensores públicos, servidores e estagiários da Defensoria e do Poder Judiciário.

A sala, que possui 91 metros quadrados, abrigará setores de atendimento que se destaca pela acessibilidade, que inclusive contará com a colaboradora Jéssica Saraiva, estagiária com deficiência visual e que atuará na nova unidade. O local foi equipado com uma recepção composta por 28 assentos, mais cinco baias destinadas ao primeiro atendimento, sala para defensor e outras 12 estações de trabalho, todos planejados e produzidos por detentos do Sistema Prisional maranhense.

Durante a solenidade, Alberto Bastos ressaltou o compromisso da gestão em disponibilizar melhores condições de trabalho aos membros, o que beneficia diretamente assistidos com uma prestação de serviço ainda mais eficiente. Destacou ainda a sensibilidade da Corregedoria-Geral do TJMA para a concessão do espaço.

“Nossa intenção é estar sempre ao alcance da comunidade, prestando um serviço de excelência aos nossos assistidos, de maneira célere e com alto índice de resolutividade. Todo este planejamento só foi possível pela sensibilidade social da Corregedoria-Geral de Justiça e da direção do Fórum de São Luís, que se esforçaram ao máximo para atender às nossas necessidades frente à demanda crescente da sociedade por Justiça”, destacou o gestor.

A unidade da Defensoria no Fórum conta, atualmente, com núcleos da família, registro público, cível, fazenda pública, criminal, júri e entorpecentes, reunindo 33 defensores em atividade no local.

“Só quem faz parte da Defensoria e que convive diariamente na instituição conhece suas necessidades e anseios. E nessa luta diária pela busca de espaços para o melhor desempenho de suas atividades, aos poucos a Defensoria tem recebido a atenção e o valor que realmente merece.

Particularmente sou um apaixonado pela instituição e comungo da mesma luta em favor das pessoas mais pobres por direitos e políticas públicas, reafirmando que a Defensoria Pública do Estado do Maranhão é casa do desassistido”, afirmou Marcelo Carvalho.

A entrega de mais essa sala integra um conjunto de ações e projetos que vem sendo implementados pela atual gestão com a finalidade de aperfeiçoar os serviços prestados pela instituição, garantindo maior celeridade e eficiência no acesso da população hipossuficiente e vulnerável aos seus direitos.

“Entendemos que instituições como a Defensoria Pública que representam o povo precisam estar cada vez mais perto do Judiciário, trabalhando harmonicamente, em local estratégico e visível par quem mais precisa, que é o cidadão”, destacou a diretora do Fórum, Diva Mendes.

Economicidade e responsabilidade social – Fruto de parceria celebrada com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), todos os móveis utilizados na estruturação e ambientação do núcleo foram confeccionados por reeducandos. A utilização da mão de obra carcerária gerou uma economia de 8.782 reais. No mercado, os móveis sairiam por 17.980. Graças ao convênio com a Seap, custou pouco mais da metade, apenas 9.200.

Na confecção de descanso para os pés, por exemplo, tem-se uma economia de 923%. O custo individual de uma peça adquirida em empresas privadas é de 320 reais. Por meio do convênio saiu por apenas 31 reais.

Além dos gestores da Defensoria, do Tribunal de Justiça e do Fórum, ainda participaram do evento o corregedor-geral da DPE, José Augusto Gabina de Oliveira; o promotor de Justiça e diretor da Escola Superior do Ministério Público do Estado, Márcio Tadeu, que representava na oportunidade o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga; o presidente da OAB/MA Tiago Diaz; o secretário de representação parlamentar, Nonato Chocolate, representando o prefeito Edivaldo Holanda; a secretária adjunta de atendimento e humanização penitenciária, Kelly Cristina Carvalho; a ouvidora-geral da Defensoria, Márcia Maia; o defensor público Aécio Moura, representando o presidente da Associação dos Defensores Públicos, o defensor Murillo Guazelli; o defensor Cosmo Sobral, representando a atual coordenadora da unidade da DPE/MA no fórum, Patrícia Garcia, a coordenadora do Núcleo de Conciliação, Ana Larissa Serra, dentre outras autoridades, servidores da Defensoria, representantes da sociedade civil e comunidade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário