sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Seinc e SEPE apresentam Zoneamento Econômico Ecológico a empresários

Foram apresentadas as etapas dos estudos desenvolvidos para a construção do ZEE-MA, referente ao Bioma Amazônico
O Governo do Estado, por meio das secretarias de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e Programas Estratégicos (SEPE), apresentou nesta quinta-feira (23), a empresários, os trabalhos referentes ao Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Maranhão (ZEE-MA).
Durante a reunião, foram apresentadas as etapas dos estudos desenvolvidos para a construção do ZEE-MA, referente ao Bioma Amazônico. O zoneamento tem como objetivo assegurar a conservação da biodiversidade, a qualidade ambiental dos recursos hídricos e do solo, e garantir, ao mesmo tempo, o ordenamento do uso do território maranhense e a melhoria da qualidade de vida da população. 
O secretário da Seinc, Simplício Araújo, explicou que o zoneamento é crucial para o empresário possa saber a vocação ou atividade de determinada região. “Sem dúvidas, o governo dá mais um importante passo para o desenvolvimento. Com esse instrumento, vamos dar mais segurança na atração e prospecção de negócios”, disse.
Coordenado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Universidades Federal do Maranhão (UFMA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o trabalho do ZEE-MA no Bioma Amazônico envolveu, aproximadamente, 150 pesquisadores, entre mestres e doutores.
“O trabalho que tem sido feito com o Imesc, UEMA, sob comando da SEPE e ajuda de outros órgãos é muito importante. O ZEE está mapeando o Maranhão, e isso possibilita ao investidor saber qual é a vocação, a atividade daquela região”, destacou o secretário adjunto da SEPE, Geraldo Carvalho.
Próximos passos
O presidente do Imesc, Dionatan Silva Carvalho, disse que a próxima etapa do cronograma do ZEE-MA, é concluir todo o Estado do Maranhão, com os trabalhos no Cerrado e a Zona Costeira. Ele explicou que o Bioma Amazônico foi trabalhando nos últimos três anos, o território foi zoneado e essas zonas definem os usos e as pressões que tem no território.
“Então, é importante para o empresário saber quais as ações que serão incentivadas de acordo com a atividade de cada uma das zonas e, ao mesmo tempo, tem a discussão de como preservar os ativos ambientais que estão lá nesse território”, afirmou Dionatan Silva Carvalho. 
Um ponto primordial do ZEE-MA é que ele vai disponibilizar uma série de dados e informações para a tomada de decisões tanto de agentes públicos quanto privados, em relação a planos, programas e projetos, que utilizem recursos naturais, sem prejuízo da manutenção do capital ecológico e econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário