sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Maranhão é o 5⁰ Estado em todo o Brasil que mais investe, afirma O Globo

Obras do Hospital da Ilha é um dos muitos investimentos realizados pelo Governo do Maranhão (Foto: Divulgação)
Um levantamento nacional feito pelo jornal O Globo com dados oficiais mostra que o Maranhão foi o quinto Estado em todo o Brasil que mais investiu em 2019.
Além disso, a pesquisa revela que o Maranhão é o sexto Estado que mais avançou na qualidade da educação. 
Segundo o Globo, o Maranhão investiu no ano passado o equivalente a 6,3% da receita, enquanto muitas outras unidades da federação encontram dificuldades para equacionar as contas públicas.
Os investimentos em obras e serviços foram possíveis graças à situação fiscal equilibrada do Maranhão.
Os números revelados pelo Globo estão em estudo do Ipea, que é um órgão do governo federal. 
Educação
O Maranhão foi o sexto Estado que mais melhorou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade da educação. 
“O Nordeste avança a passos largos para quitar sua dívida social na educação. Segundo dados do Instituto Unibanco, entre os dez estados brasileiros que mais avançaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio entre 2005 e 2017, quatro são do Nordeste: Pernambuco, Piauí, Maranhão e Ceará”, diz a reportagem do Globo. 
“O Ceará era o 11º em 2005 e subiu para quarto em 2017. Pernambuco saltou da 20ª posição para a terceira, e o Maranhão, da 25ª para a 14ª. Já o Piauí saiu da penúltima posição para a 16ª”, acrescenta o texto.
O Escola Digna já chegou a quase mil obras entregues na educação maranhense, incluindo construção e reformas de colégios públicos.
Veja o material publicado pelo Globo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário