segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Maranhão inicia nova etapa de vacinação contra o sarampo na segunda (10)

O Dia D da primeira fase será no próximo sábado (15)
O Maranhão dará início, nesta segunda-feira (10), à primeira etapa da nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Nesta etapa, que vai até 13 de março, o público são crianças e jovens de cinco a 19 anos. O Dia D da primeira fase será no próximo sábado (15). A segunda etapa será realizada de 3 a 31 de agosto, com foco nos adultos de 30 a 59 anos.
A campanha é seletiva, ou seja, só precisa tomar a vacina tríplice viral quem nunca tomou ou não tenha comprovação que tenha completado o esquema vacinal. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), são consideradas vacinadas pessoas de 1 a 29 anos com duas doses da tríplice viral, bem como pessoas de 30 a 49 anos com uma dose. No caso dos profissionais de saúde, duas doses da vacina.
No Maranhão, a estimativa de não vacinados com a primeira dose (D1) para o sarampo é de 93.805, na faixa etária de cinco a 19 anos.
“O vírus ainda circula no País, então o surto está ativo. É importante que a pessoa não vacinada não relaxe e procure um posto de saúde para fazer o ciclo de imunização. O sarampo é um vírus altamente transmissível e não há outro modo de prevenção senão a vacina”, explicou a chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Helena Almeida.
A segunda etapa de vacinação ocorrerá de 3 a 31 de agosto, com Dia D de mobilização em 22 de agosto, para o público de 30 a 59 anos.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. A transmissão da doença ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário