segunda-feira, 2 de março de 2020

Prefeitura realiza palestra de orientação de atendimento de primeiros socorros para profissionais de saúde


Esse trabalho é uma continuidade das melhorias realizadas, no objetivo de oferecer um serviço à população cada vez melhor.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde junto com o Departamento de Educação Permanente, tem facilitado o acesso à educação e capacitação dos profissionais de saúde e tem apoiado o papel ativo da Educação permanente em saúde para o desenvolvimento do trabalho na saúde: pensando sobre o cuidado, a gestão e nos profissionais que atuam na saúde em Açailândia.
Para o prefeito Aluísio, é preciso que os servidores da saúde estejam em capacitação permanente. “Não adianta ter estrutura física e equipamentos, é preciso investir nos profissionais, é gente cuidado de gente, com conhecimento e sensibilidade. Esse trabalho é uma continuidade das melhorias realizadas, no objetivo de oferecer um serviço à população cada vez melhor”, afirmou Aluísio.
No dia 18/02, o Departamento de Educação Permanente, coordenada pela enfermeira Ada Marinho, realizou uma palestra sobre Prevenção e orientação ao atendimento de primeiros socorros a vítima de choque elétrico, afogamento e incêndio; avaliação de cena com vítima de: convulsões, epilepsia, perdas de consciência e vitima em situação de suicídio; e acidente com animais peçonhento, entre outros casos.
A palestra aconteceu no auditório do SINTRASEMA, na Rua Santos Dumont, foi ministrada pela Equipe do Corpo de Bombeiro com participação do Soldado Geovane Silva (responsável por toda a capacitação teórica e pratica), o Sargento Said Thiarle dos Santos (responsável pela teoria e pratica de manuseio a pessoa tentativa de suicídio) e o Soldado Wesley de Araújo Ramos, (auxílio na prática de princípio de incêndio).
A palestra teve como público alvo servidores do Hospital Municipal (equipe de enfermagem), da Unidade de Pronto Atendimento – UPA e equipe do Serviço Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.  O Departamento de Educação Permanente tem extensa programação para este ano, visando contribuir na capacitação dos profissionais de saúde, a partir da problematização do seu processo laboral de trabalho e do ambiente em que atua. Neste sentido, tem por objetivo contribuir na transformação das práticas dos profissionais e da própria organização do trabalho, através de palestras firmada em parcerias público-privadas, que melhore e qualifica as boas práticas em saúde pública em Açailândia.
ASCOM - PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário