quarta-feira, 4 de março de 2020

UEMASUL recebe mapeamento do Bioma Maranhense

O Zoneamento Ecológico-Econômico do Bioma Maranhense abrange uma área de 183 mil km² envolve 108 municípios
Na última semana, uma equipe do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), entregou às pró-reitoras Regina Célia Costa Lima (da PROGESA) e Sheila Elke Araújo Nunes (da PROPLAD), um mapeamento com uma série de dados numéricos e cartográficos, em formato digital, sobre a relação entre o bioma e a situação econômica, cultural e social da região Sul do Maranhão. 
O Zoneamento Ecológico-Econômico do Bioma Maranhense (ZEE), que envolve 108 municípios do Sul Maranhense, foi realizado pelo IMESC, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e do Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Com objetivo de apresentar um panorama das atividades econômicas e ambientais, o mapeamento irá ajudar em futuros projetos governamentais, de pesquisa e extensão, para as instituições de pesquisa ambiental e de Ensino Superior no País.
O professor e geógrafo, Luiz Jorge Dias, pesquisador sênior do ZEE do IMESC , falou sobre o zoneamento e treinamento que será realizado na UEMASUL. “Tivemos a honra de apresentar essa proposta às professoras Regina Célia e Sheila Elke. Elas aceitaram sediar a qualificação que vai acontecer no dia 24 de março, aqui na universidade, para pesquisadores, técnicos, professores tanto da UEMASUL, assim como de outras instituições parceiras da região Tocantina. Isso mostra, realmente, que o Governo do Estado está interessado em romper com as barreiras territoriais para que possamos, juntos, produzir mais conhecimentos que possam ser utilizados para o bem estar social, produção econômica e também para a proteção ambiental. A universidade juntamente com o IMESC, por meio da Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE),  tem apresentado grandes ganhos para o território maranhense”, concluiu Luiz Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário