Pequenos
empreendedores de alimentos no Maranhão tem adaptado seus produtos para
evitar a queda nas vendas, intensificando o uso do delivery e a atuação digital,
além de manter o relacionamento com clientes.
Um dos segmentos mais afetados pela
pandemia do Covid-19 é o segmento de alimentação fora do lar, tipo de negócio
que tem bastante interação presencial com clientes. No Maranhão, de
acordo com dados do Sindibares, existem pelo menos 16 mil estabelecimentos no
segmento, incluindo bares, restaurantes, cantinas, cafés, lanchonetes, dentre outros
tipos de estabelecimentos.
Mas onde alguns veem problemas, outros
enxergam oportunidades e os empresários deste segmento tem se reinventado e
buscado alternativas para se fortalecer e atender a clientela durante a crise
gerada pela necessidade de isolamento social, como forma de conter o
alastramento desordenado da doença. Em Imperatriz, visualizando a
oportunidade, a empresária Mayara Munike Tavares Chávez, se reinventou em meio
à crise e adaptou seus negócios.
Proprietária das empresas Rangoo Hamburgueria
e Mathambre, Mayara refletiu para buscar saída. “Sabemos que nesse momento,
agir por impulso não é a maneira correta. Estudamos e descobrimos por meio de
pesquisa, que as pessoas com tempo em casa, têm pedido mais produtos que não
tem hábito, produtos que não substituem as refeições. Hamburgueria é um ramo
comum na cidade e o delivery ia cair e a concorrência aumentar. Optamos por
investir na outra empresa, a Mathambre, que seria a escapatória e ainda ajudar
outras pessoas”, explica Mayara.
SOLUÇÃO
A empresária percebeu que a Mathambre,
empresa que trabalha com serviços de catering (refeições coletivas) e finger
food, seria a oportunidade para se reinventar no delivery e
intensificar ainda mais a divulgação nas redes sociais. Especialmente por
trabalhar também com eventos, outro segmento muito afetado pela crise do
Covid-19 e diretamente atingido pelas medidas de restrição para evitar
aglomerações.
Dados levantados pelo Sebrae e
Associação Brasileira de Eventos (ABEOC), sinalizam inclusive que 95,4% do
setor de produção de eventos é composto por Microempreendedores Individuais (MEI),
microempresas e empresas de pequeno porte, somando mais de 297 mil empresas.
“Alguns de nossos produtos são
fornecidos por pequenos empreendedores, que nesse momento não poderíamos deixar
de fora, decidimos então colocar o delivery junto com eles, fechamos parceria
com empresa de entregas e buscamos alavancar as vendas”, relatou a empresária.
“Nossos produtos são diferenciados e
intercalam entre as principais refeições em casa. Diminuímos a quantidade de
produtos em nosso cardápio, aumentamos o tamanho dos pães, por exemplo, e
criamos um maior, bem apresentável, que seria opção para as pessoas comerem
intercalando entre as refeições. Entramos também na produção de outros produtos
junto aos fornecedores e disponibilizamos nossa página que tem alcance maior,
para ajudar na divulgação dos produtos deles”, explicou Mayara.
CRIATIVIDADE
Já no município de João Lisboa, a
autônoma Maria das Graças, que trabalha com a venda de lanches em casa, comenta
que para não perder os clientes, intensificou ainda mais o drive thru,
o que permite que o cliente compre seus produtos sem sair do carro.
“Tenho clientes fiéis que sempre
lanchavam aqui num final de tarde ou à noite, nos adaptamos, reforçamos esse
cuidado com ajuda das redes sociais, para adquirirem pela retirada do seu
lanche sem sair de seu automóvel, de forma prática, rápida e sem perder
clientes. E ainda reforçando e seguindo as medidas de higienização corretas”,
explicou a microempresária.
O diretor técnico do Sebrae no
Maranhão, Mauro Borralho, enfatiza que, apesar do momento de grande adversidade
imposto aos pequenos negócios, existem muitas oportunidades que o mercado está
apresentando.
“É importante que o empreendedor nesse
momento perceba, mais do que nunca, sob o ponto de vista do cliente, analise
esse mercado de acordo com o que os clientes estão necessitando. E a partir
disso, tome decisões estratégicas, a partir dessas necessidades, inclusive no
processo de gestão. Se faz necessário que o empreendedor trabalhe o
desenvolvimento de novos produtos e soluções, que é possível com poucos
investimentos”, reforçou Borralho.
Esta e outras dicas para os empresários que atuam no segmento de alimentação
fora do lar serão tratadas na live que o Sebrae fará em seu perfil do Instagran (@sebraemaranhao),
nesta quinta-feira (16), às 17h, com o tema Prato do Dia: inovação pra sair da
crise.
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