segunda-feira, 10 de agosto de 2020

IMPERATRIZ - MPMA visita projeto de doação de leite materno

 

ITZ Aleitamento 2

Promotores de justiça conheceram ações do projeto

ITZ Aleitamento 3

Doação de frascos para coleta de leite está sendo incentivada

Membros do Ministério Público do Maranhão visitaram nesta sexta, 7, o Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz (HRMI) por conta da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece sempre na primeira semana de agosto e incentiva a amamentação como forma de alimentação exclusiva da criança até o 6º mês de vida.

A visita foi feita pelo promotores de justiça Domingos Eduardo da Silva (titular da 9ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Infância, Juventude e Educação) e Thiago Oliveira Costa Pires (da 5ª Promotoria Especializada na Defesa da Saúde).

A enfermeira Lívia Fernanda, do banco de leite do HRMI, esclareceu que a doação de leite materno pode ser realizada por qualquer mãe que produza mais leite do que a necessidade de alimentar do filho. No entanto, ela lamenta que a doação só atenda cerca de 50% do necessário para alimentar as crianças internadas nas 63 Unidades de Terapia Intensiva, que têm a ocupação total na maior parte do tempo.

“Para se tornar doadora do banco de leite, a mãe lactante pode entrar em contato com o número 3525-4518. O projeto se encarrega de buscar o leite na casa da doadora, além de orientar sobre os procedimentos a serem adotados”, informou a enfermeira.

O promotor de justiça Domingos Eduardo da Silva disse que ficou entusiasmado com o trabalho feito no HMI. “O Ministério Público do Maranhão está apoiando esta campanha da amamentação não só neste mês de agosto, mas no decorrer de todos os anos, realizando parcerias para ajudar o projeto”, destacou. 

Já o promotor Thiago Oliveira Costa Pires ressaltou a importância do apoio ao programa: “Esta é uma iniciativa que visa garantir esse alimento, que é rico e imprescindível para o desenvolvimento das crianças. Por isso, a necessidade de ser incentivado, para que mais pessoas possam colaborar com o projeto”, ressaltou.

Doação de Frascos

Além do incentivo à amamentação, em Imperatriz também há uma campanha de doação de frascos para fazer a coleta do leite. Os potes devem ser de vidro com tampa de plástico e capacidade mínima de 100ml, preferencialmente os frascos de café solúvel. A doação pode ser feita no Hospital Regional Materno Infantil nas Unidades Básicas de Saúde do Bairro Nova Imperatriz, Vila Nova, Boca da Mata, Santa Rita e Maria Aragão.

Redação: Iane Carolina (CCOM-MPMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário