segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

ESTAMOS OFERECENDO AOS ESTUDANTES AS MELHORES CONDIÇÕES PARA QUE TENHAM O MELHOR FUTURO, DECLARA VICE-GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO

 

Novo prédio escolar construído pelo Governo do Maranhão para funcionamento do CE Profª Maria Pinheiro de Sousa, em São Francisco do Brejão (Foto: Antonio Martins)

O Governo do Maranhão entregou mais uma escola digna para os estudantes maranhenses. O vice-governador Carlos Brandão, juntamente com parte do secretariado estadual, esteve nesta segunda-feira (21) em São Francisco do Brejão para entrega do Centro de Ensino Professora Maria Pinheiro de Sousa. A obra beneficia quase 300 alunos. 

“Já é uma rotina. Quase toda semana estamos entregando três ou quatro escolas dignas. Hoje uma com seis salas de aula, toda climatizada, de forma que nós estamos oferecendo a esses estudantes as melhores condições para que eles tenham um bom aprendizado e consequentemente o melhor futuro”, afirma o vice-governador Carlos Brandão durante a inauguração.

Maria Raimunda Alves, gestora geral do Centro de Ensino Professora Maria Pinheiro de Sousa, ficou emocionada com o novo espaço para o ensino dos estudantes. “Nós nos sentíamos abandonados, não tínhamos segurança, a estrutura era muito precária e a gente sentia falta desse aconchego, nós sofríamos – não só os professores, mas também os alunos – com muito calor. A roupa pingava de tanto calor, porque a gente não tinha uma climatização adequada, tinha salas que nem ventilador tinham”, relembra

A gestora geral conta que o antigo prédio escolar – nominado CE Tobias Barreto – apresentava sérios problemas em sua estrutura e segurança à comunidade escolar, uma vez que o terreno em torno do mesmo não era murado, o que facilitava a entrada de pessoas estranhas em horários em que a escola não estava em funcionamento. Mas, agora, ela agradece por essa nova e adequada estrutura entregue aos estudantes do Ensino Médio regular e EJA (Educação para Jovens e Adultos).

“Primeiro agradeço a Deus, depois ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão por esse lindo presente! Hoje, olhando essa escola – não só eu, mas todos os alunos que vem aqui visitar ficam muito felizes de ver a estrutura. Tem alunos que dizem que querem voltar a estudar agora, porque a escola está bonita e eles não tiveram esse prazer, eu digo a eles que serão sempre bem-vindos, pois a escola é nossa, é da comunidade. Só tenho a dizer muito obrigada”, declara Maria Raimunda.

Agora a realidade é outra e a nova escola possui seis salas de aula amplas, climatização, biblioteca, laboratório de informática, banheiros masculino e feminino acessíveis e cozinha, além de alas administrativa e pedagógica. E a mudança não ficou só na estrutura, com o nome prédio a escola ganhou também uma nova patrona passando a se chamar CE Professora Maria Pinheiro de Sousa. Homenagem feita a uma das educadoras pioneiras no município, como explica a professora Maria José, mais conhecida como ‘Nena’, que ensina Língua Portuguesa na escola.

Comitiva do Governo conhece as novas instalações do CE Profª Maria Pinheiro de Sousa, em São Francisco do Brejão (Foto: Antonio Martins)

“O sentimento hoje é de realização, em saber que se não fosse o empenho de muitas pessoas lá atrás, hoje a gente não estaria recebendo essa escola nesse padrão moderno, totalmente climatizada. Agradecemos imensamente ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão por estarem fazendo a entrega desse prédio que para nós é um sonho que está se tornando realidade. E, principalmente, por nos engrandecer valorizando aqueles que lá atrás se doaram para que hoje nós viéssemos a ter destaque na educação do estado. A professora ‘Mariquinha’ foi, inclusive, a responsável por implantar o Ensino Médio em São Francisco do Brejão, na década de 80. Então, nosso muito obrigado”, explica ‘Nena’.

Águida Vale é estudante da 2ª série do Ensino Médio e faz parte dos 286 estudantes beneficiados com o novo equipamento escolar. Ela também fala da expectativa em estudar em uma estrutura digna e adequada. “No antigo prédio as janelas eram todas quebradas, não tinha muro, não tínhamos segurança. Agora não sofreremos mais vandalismos e ainda poderemos trazer nossos casacos. Vamos nos sentir mais protegidos”, afirma a estudante.

Geovana Andrade está concluindo o Ensino Médio em 2020, mas deixa um recado aos estudantes que usarão a nova escola digna. “Infelizmente não poderei frequentar essa escola, mas espero que vocês aproveitem e valorizem esse novo espaço. Sempre que possível estarei presente para as atividades culturais que espero ser desenvolvidas aqui. Não deixarei de visitar”, diz Geovana.

Além do vice-governador Carlos Brandão, também estiveram presentes na entrega do novo Centro de Ensino, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e o prefeito de São Francisco do Brejão, Adão Carneiro, que ressaltaram a importância da ação não apenas para o povo brejãoense, mas de todo o Maranhão.

“Essa semana temos escolas dignas em São Francisco do Brejão, Duque Bacelar e Pastos Bons, além de Farol do Saber em Imperatriz. O Governo do Maranhão, sob o comando do governador Flávio Dino, e do vice-governador Carlos Brandão, está promovendo uma verdadeira revolução. E a melhor revolução que existe é através da educação”, complementa Felipe Camarão. 

“Quero agradecer o apoio e a parceira com o Governo do Estado, se não fosse essa grande parceria nós não estaríamos aqui entregando essa grande obra para o Ensino Médio de São Francisco do Brejão. Agradeço de coração por essa parceria com o Governo do Maranhão”, destacou Adão Carneiro. 

Participaram ainda da entrega, os secretários estaduais: Clayton Noleto (Infraestrutura) e Marcelo Tavares (Casa Civil).

Farol do Saber Sávio Dino

Farol do Saber Sávio Dino foi entregue para população de Imperatriz (Foto: Divulgação)

Durante a agenda na Região Tocantina, o vice-governador Carlos Brandao entregou o Farol do Saber Sávio Dino para a população de Imperatriz. A reforma do espaço foi feita como parte do Plano Emergencial de Empregos Celso Furtado, lançado pelo Governo do Maranhão, e que tem por objetivo a realização de obras públicas para gerar mais empregos e zerar o efeito recessivo da pandemia do coronavírus.

A reforma do Farol do Saber Sávio Dino foi executada pela Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (AGEMSUL) em parceria com a Seduc e contemplou toda a estrutura física do espaço, além da substituição de móveis e climatização.

Escola Municipal Tobias Barreto

Ainda em São Francisco do Brejão, o vice-governador, secretários e o prefeito também visitaram e inauguraram a nova sede da Escola Municipal Tobias Barreto, que abrigará as atividades escolares de estudantes do Ensino Fundamental I e II.

Entrega de Sistema de Abastecimento de Água

Além da entrega do novo CE Professora Maria Pinheiro de Sousa, a comitiva do Governo do Maranhão e Prefeitura Municipal entregou sistema de abastecimento de água, obra que faz parte de um pacote de ações da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes) na Região Tocantina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário