segunda-feira, 12 de julho de 2021

GOVERNO ENTREGA BENEFÍCIOS DO MARANHÃO VERDE PRÓ-CAMPO EM PINHEIRO E SANTA HELENA

 

Beneficiados do programa Maranhão Verde Pró-Campo em Santa Helena (Foto: Júnior Foicinha)

O vice-governador Carlos Brandão deu início, nesta sexta-feira (9), a uma das agendas do Governo do Estado em Pinheiro, para participar da solenidade de entrega dos cartões aos beneficiários do programa Maranhão Verde Pró-Campo. A iniciativa da gestão estadual acontece por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).  

“É um momento histórico para a nossa cidade. Esse programa é bem visto não só em nível de Pinheiro e de Maranhão, já é um trabalho que está sendo reconhecido internacionalmente, e com o fruto desse trabalho nós vamos colher os resultados”, comentou o prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, sobre o programa voltado para o meio ambiente.

Em Pinheiro, também foi realizada vistoria nas obras  do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). 

Poucas horas depois, em Santa Helena, Brandão participou de nova entrega para o mesmo programa. Cada um dos municípios recebeu 100 bolsas no valor de R$ 300,00.

Vice-governador ouve comerciante durante a visita a Pinheiro (Foto: Júnior Foicinha)

Ele ainda realizou assinatura de ordem de serviço para execução do programa Maratoninha Maker, coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Sobre este programa, uma iniciativa em parceria com as prefeituras, o vice-governador comentou acerca da importância para a capacitação de professores e alunos na área de tecnologia da informação. 

“É um programa que vai fortalecer e capacitar na área de TI, na área de informática, na área de robótica, e com isso a gente vai preparar esses jovens para um futuro melhor”, explicou Brandão. 

Benefício para mais municípios

De acordo com Carlos Brandão, o programa Maranhão Verde, que a princípio vai beneficiar o total de 400 pessoas, incluindo Palmeirândia e Penalva, será estendido para outros municípios. 

“Semana que vem vamos para o município de Palmeirândia e Penalva, e isso vai se estender, vamos lançar em mais sete municípios. Em tempo de pandemia, a gente criou esse programa para gerar renda, gerar receita para as pessoas que estão sem oportunidade de trabalho. É mais um programa do governo Flávio Dino para gerar renda”.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Abastecimento de Água e Saneamento de Santa Helena, Saulo Arouche, comentou que o programa beneficia a cidade de diversas formas, como a realização de capacitação para cultivar espécies nativas da região, em favor do meio ambiente, com recuperação de áreas degradadas. Ele também agradeceu ao Governo do Estado pela atenção à cidade e à região.

“Nós só temos a agradecer ao governo por essa oportunidade, ao governador Flávio Dino, e a toda sua equipe, por ter esse olhar atento à nossa região da Baixada. Assim como Santa Helena, outros três municípios receberam esse projeto, que só tem a agregar os valores de uma política ambiental exequível e que aconteça junto à população”.

O prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida, destacou a atuação de Carlos Brandão, a quem classificou como vice-governador municipalista. Ela também comentou sobre as políticas públicas destinada pelo governo estadual.

“Pela primeira vez na história de Santa Helena um vice-governador vem a um evento no povoado do município, o que nos deixa honrados. Sabemos que passamos por momentos difíceis, uma grande pandemia que é a Covid-19, mas o governo tem se mostrado competente e responsável, sempre levando políticas públicas para as pessoas que mais precisam”, disse Zezildo.

Uma das beneficiadas, a jovem professora Janaína Correa, de 23 anos, entende a importância da bolsa para a complementação da renda e ressalta o valor do conhecimento como um investimento para longo prazo.

“Pra mim é muito gratificante não somente pelo benefício que está vindo, pelo dinheiro, mas entrei no curso para eu aprimorar mais os meus conhecimentos como professora e pretendo levar isso para a minha sala, aos meus alunos”, conta. 

Maranhão Verde Pró-Campo

O programa visa fomentar e desenvolver projetos voltados para apoio à conservação e recuperação ambiental, além de promover cidadania e elevação de renda da população em situação de extrema pobreza, por meio de atividades de conservação e recuperação dos recursos naturais nas áreas contempladas.

Participaram da agenda em Pinheiro, o prefeito Luciano Genésio; o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Diego Rolim; a presidente da comunidade ribeirinha de Lago Grande, Veroisa Ferreira; o deputado federal André Fufuca; e o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Em Santa Helena, estiveram o prefeito Zezildo Almeida; o vice-prefeito Joãozinho Pavão; o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Diego Rolim; o secretário municipal de Meio Ambiente, Abastecimento de Água e Saneamento, Saulo Arouche; e representando a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelson Andrade; a secretária adjunta estadual de Desenvolvimento Sustentável, Luciana Genésio; o prefeito de Turilândia, Paulo Curió, e a primeira-dama, Eva Dantas; a vice-prefeita Janaína Lima; o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Marques, além de vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário