sexta-feira, 24 de junho de 2022

LEITE - O Líquido da nutrição e desenvolvimento


 

 

Morno ou gelado, com chocolate ou puro. Ele é ingerido das mais diferentes formas e gostos por milhões de brasileiros que acreditam que o leite seja alimento essencial na nutrição e desenvolvimento do ser humano. Porém, sabemos que é na infância que tudo começa. O aleitamento materno é considerado o alimento primordial na vida dos bebês, pois contém todas as vitaminas e componentes que ajudarão no desenvolvimento e crescimento da criança. 

 

“Os benefícios do aleitamento materno ocorrem tanto para o RN (recém-nascido) quanto para a mãe. Como primeiro ponto já podemos citar que o ato de amamentar aumenta o vínculo entre o binômio mãe-filho”, revela a enfermeira e professora da Faculdade de Medicina de Açailândia (IDOMED Fameac), Jhennyfer Barbosa.

 

Segundo ela, com a ingestão do alimento temos os seguintes benefícios: 

 

- Melhora a digestão e minimiza as cólicas; 

- Desenvolve a inteligência; 

- Reduz o risco de doenças alérgicas; 

- Diminui as chances de desenvolver doença de Crohn e linfoma; 

- Estimula e fortalece a arcada dentária da criança e previne contra doenças contagiosas, como a diarreia; 

- Previne a formação incorreta dos dentes e problemas na fala, proporciona melhor desenvolvimento e crescimento. 

 

É importante esclarecer que o aleitamento materno não traz somente benefícios para os bebês, diz a professora. As mamães também sentem os efeitos como, por exemplo: 

 

- Diminui o sangramento no pós-parto; 

- Acelera a perda de peso; 

- Reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio; 

- Evita a osteoporose; 

- Protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto. 

 

*Quantidade específica de leite para ingerir diariamente* 

 

Jhennyfer esclarece que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), deve-se ofertar o leite materno em livre demanda. Não tendo uma quantificação exata. 

 

*Nutrientes* 

 

“Quando falamos de nutrientes do leite materno, esses são diversos, a começar pelas proteínas, aminoácidos, anticorpos, vitaminas e minerais, e o leite tem fases que se adequam para a hidratação e ganho de peso do RN”, finaliza Jhennyfer Barbosa. 

 

*Saiba mais* 

 

O Dia Internacional do Leite é celebrado no dia 24 de Junho, data que foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação no ano de 2001, tendo como objetivo mostrar a importância para a população do consumo do leite e seus derivados para manter uma saúde equilibrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário