quarta-feira, 28 de junho de 2017

Secretaria de Meio Ambiente realiza Audiência Pública e debate sobre bacias hidrográficas do Maranhão


Foi realizada na manhã desta segunda-feira,26, uma Audiência Pública promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O evento teve como local, o plenário da Câmara de Vereadores de Açailândia.

O encontro que teve como objetivo discutir sobre política nacional dos recursos hídricos, serviu também para alertar a sociedade civil organizada, bem como o poder público sobre a importância da preservação da bacia hidrográfica do Rio Mearim e o Pindaré que fica localizado na região sul do Maranhão, em especial na região de Açailândia.

O município de Açailândia está tendo o privilégio de sediar a primeira Audiência para discutir sobre o tema de grande importância para a humanidade. Outros encontros para de bater o mesmo tema serão realizadas nos municípios de Barra do Corda, no dia 06/07; Bacabal, 13/07; Vitória do Mearim, 20/07 e finalmente o evento se encerra no dia 27/07, no município de Pedreiras.

A Audiências Pública, é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, através do Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CONERH, que é o órgão colegiado com competência normativas, deliberativas e consultivas e tem ainda a responsabilidade de promover debates das questões relacionadas a recursos hídricos, além de articular a atuação das entidades intervenientes.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Sininger Vidal, disse que esta é a primeira vez que Açailândia sedia um evento de tamanha relevância voltado para preservação e salvamento das bacias hidrográfica do Maranhão.

“Pela primeira vez estamos discutindo sobre as bacias dos rios Pindaré e Mearim no município de Açailândia e o rio Pindaré é uma grande fonte de recursos hídricos, da pesca e principalmente a água que serve a população. Hoje estamos discutindo este tema muito importante com os técnicos da SEMAS, conhecendo o Conselho Estadual e este importante recurso hídrico aqui do nosso estado que deve ser visto com muita seriedade o que diz respeito à sua preservação”, observou Sininger Vidal.

José Ivo Gonçalves, presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, disse que o encontro além de discutir sobre as bacias hidrográficas do Maranhão, serve também para divulgar o edital de eleição para nova composição dos Comitês de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Rio Mearim, que deve acontecer em outubro/2017. “São portanto, espaços para a representação, articulação e conciliação de interesses e ideias de diversos atores em torno da questão da água na bacia hidrográfica onde atuam”, finaliza Ivo Gonçalves.

ASCOM-PMA- Por Antonio Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário