quarta-feira, 28 de junho de 2017

Simplício Araújo e executivos da Cemar se reúnem em busca de solução para reajuste tarifário da energia

Simplício Araújo afirmou que o permanente diálogo do Governo do Estado com a Cemar permite que esse aumento possa ser revisto pela companhia, principalmente diante da atual situação econômica que vive o país.

Secretário Simplício Araújo e diretores da Cemar buscam equalizar reajuste tarifário


O secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, esteve reunido, nesta terça-feira (27), com executivos da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) buscando equalizar o reajuste tarifário nas contas de energia proposto pela Companhia e validados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Pela proposta, a tarifa de energia será reajustada em 19,05% na conta dos consumidores residenciais (B1) e em 17,82% para as indústrias.
Simplício Araújo afirmou que o permanente diálogo do Governo do Estado com a Cemar permite que esse aumento possa ser revisto pela companhia, principalmente diante da atual situação econômica que vive o país, o que poderia impactar negativamente nos negócios, ocasionando possíveis fechamentos de empresa e, consequentemente, o aumento no desemprego.
” Temos conversado com todos os atores envolvidos nesse processo. Com a Cemar temos dialogado na tentativa de resolver da melhor forma possível não só essa demanda, mas estamos apresentando alternativas para beneficiar toda a população”, ressaltou.
Durante a reunião também foi solicitado um detalhamento da cobertura do Programa ‘Luz Para Todos’ e celeridade para que famílias que ainda não possuem energia elétrica possam ser atendidas.
Audiência suspensa
Recentemente, o secretário Simplício Araújo esteve reunido com gestores da Aneel, em busca de soluções para que a população maranhense não seja prejudicada. Durante a reunião foi realizado o pedido de suspensão da audiência que discutiria a questão.
À época, Simplício Araújo já havia afirmado que o aumento era inapropriado para o atual momento econômico. A audiência pública, inicialmente  marcada para o dia 14 de junho, foi suspensa pelo juiz federal José Carlos Madeira, da 5ª Vara Federal Cívil do Maranhão.
Em sua decisão o magistrado sustentou que a audiência pública, como instrumento de debate e/ou coleta de subsídios para o aprimoramento de ações administrativas, deve ser precedida de amplíssima divulgação, com a explicitação do dia, horário e local de sua realização, o que só ocorreu  na véspera. A nova audiência está marcada para o dia 6 de julho, às 14h, na Universidade Dom Bosco (UNDB), no bairro do Renascença II, em São Luís.
Fonte: jornalpequeno.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário