quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Bonificação no Enem começará a ser votada no próximo mês, revela deputado Marco Aurélio


Após quase três anos em busca da aprovação da política afirmativa da bonificação nas notas do Enem para alunos oriundos de escolas do Maranhão, o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), declarou na sessão desta terça-feira (26) da tribuna da assembleia legislativa, que os passos são seguros e já é prioridade da UFMA a votação da referida matéria.
 
Foram inúmeras audiências entre o deputado Professor Marco Aurélio e a reitoria da Universidade Federal do Maranhão, onde o parlamentar reforçava junto à UFMA a necessidade da implantação da bonificação regional, a exemplo de várias universidades do país que já aderiram ao sistema. Por iniciativa do Deputado Marco Aurélio também foi criada a Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação, que realizou a grandiosa audiência pública em Imperatriz, onde estudantes, professores, pais e autoridades reforçaram o apoio à causa. 
 
A ideia é que os alunos das escolas do Maranhão tenham as chances de ingresso reforçadas com a bonificação de 20% nas notas do Enem. A ação se faz necessária dado ao grande número de aprovados de outros estados, sobretudo o curso de medicina. Em Imperatriz, menos de 20% dos alunos de medicina da UFMA são da cidade e os alunos que vêm dos outros estados, em grande número, transfere o curso antes do término, deixando vagas ociosas. 
 
Para se ter uma ideia, em Imperatriz, somente no primeiro semestre de medicina, o índice de evasão ultrapassa os 25%. "Nosso objetivo é pôr fim a uma grande injustiça que vem sendo cometida com os alunos do Maranhão, desde que a UFMA aderiu ao sistema unificado - SISU, no ano de 2009. Além do prejuízo para a instituição, temos o prejuízo para a nossa população, que acaba não podendo contar com essa mão de obra especializada que serviria para atender nossos municípios." destacou o parlamentar. 
 
Marco Aurélio informou que após reunião realizada com o pró-reitor de ensino da Universidade Federal do Maranhão, Prof. Dr. Allan Kardec, foi confirmada a inclusão da pauta na reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFMA -Consepe, na próxima reunião, no dia nove de outubro. 
 
Uma vez aprovada no Consepe, a pauta será encaminhada ao Conselho Universitário - Consun, que definirá a aprovação ou veto da matéria. Sendo aprovado, teremos a bonificação já para o SISU 2018. Trata-se de uma luta necessária, pois temos que encampar para que a Universidade Federal seja cada vez mais dos maranhenses, daqueles que vivem a realidade do nosso estado. Essa é a nossa esperança, a nossa luta, para isso contamos com o apoio e a sensibilidade dos membros do conselho, espalhados por todo o Maranhão e que também buscam o melhor para os estudantes maranhenses." Finalizou o deputado, que agradeceu ao apoio da reitora Nair Portella e de toda sua equipe, pelo empenho em favor da causa da bonificação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário