sábado, 30 de setembro de 2017

Na Câmara, deputados federais destacam mil dias do Governo Flávio Dino


Os mil dias da gestão realizada pelo governador Flávio Dino a frente do Governo do Maranhão foram exaltados por parlamentares maranhenses em Brasília. Durante esta semana, na Câmara Federal, os deputados Rubens Júnior (PCdoB) e Deoclides Macedo (PDT) ressaltaram, em plenário, as conquistas obtidas e os avanços que estão melhorando a qualidade de vida dos maranhenses durante este período.

Na tribuna do plenário da Câmara, o deputado federal Rubens Júnior realizou um pronunciamento que destacou a marca de 500 obras entregues pelo governador Flávio Dino em mil dias de gestão. “A média é uma obra concluída a cada dois dias, incluindo hospitais, rodovias, escolas, praças, delegacias e aparelhos sociais”, disse o parlamentar.

Dentre as principais obras entregues a partir de 2015, o parlamentar citou a pavimentação de ruas, avenidas e estradas em mais de 150 cidades, dezenas de prédios escolares novos em substituição a estruturas de taipa, sete Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema), mais de cem Cras e Creas, seis grandes hospitais regionais, mais de 50 unidades do Viva e do Procon e sete novos restaurantes populares.

Durante o seu pronunciamento, Rubens Júnior destacou os avanços obtidos na área econômica. “O Maranhão tem hoje a segunda melhor situação fiscal entre todos os Estados, segundo a Firjan [Federação das Indústrias do Rio]. O Maranhão é destaque em relatório do Banco Central pela excelência em gestão fiscal”, afirmou.

Ainda segundo o parlamentar, apesar da crise nacional, o Maranhão deve ter a segunda maior alta do PIB no Brasil. O estado também saiu de nota zero no ranking de transparência das contas públicas em 2014 para nota 10 em 2017. O Governo registra uma queda de R$ 47 milhões nas despesas com juros de empréstimos, redução de 15% das despesas. Também houve expansão real de R$ 218,3 milhões nos investimentos públicos apenas em 2017, crescimento de 26,1%.

Já Deoclides Macedo realçou que é notório o crescimento socioeconômico do Estado depois que Flávio Dino assumiu a gestão estadual. “Ele chega aos mil dias de gestão com um total de 500 obras entregues à população maranhense. É um governo preocupado com o bem-estar de sua gente e, por isso, desde o início do seu mandato, o ser humano foi o seu principal investimento. As obras estão por todos os lados: saúde, educação e infraestrutura”, pontuou.

O parlamentar sublinhou também que na área da saúde o número de leitos hospitalares na rede pública estadual teve um aumento de 24,81% entre os anos de 2014 a 2017. “E os avanços não param por aí. O governador pretende construir novos hospitais e reformar algumas unidades já existentes, o que aumentará consideravelmente o número de leitos até o ano de 2018”, anunciou.

Deoclides Macedo frisou os avanços na área da educação. Foram 620 escolas construídas, reformadas, revitalizadas ou que passaram por manutenção. “Os estudantes e profissionais agora possuem escolas à altura da dignidade pública para a prática da boa educação”, disse. Ele também exaltou o crescimento do número de vagas do ensino superior. “Atualmente existem 4.220 vagas, todas presenciais, na Universidade Estadual do Maranhão; aumento salarial para os professores de 22,05%, sendo o maior salário para professores na jornada de 40 horas em início de carreira em todo país; aumento de escolas integrais e mais de 700 mil uniformes entregues para todos os estudantes da rede estadual”, completou.

Outra área destacada pelo deputado nesses mil dias foi a segurança pública. “Houve redução de 63% no número de homicídios na Grande São Luís, aumento do contingente de policiais, aquisição de novas viaturas e crescimento no número de oficinas existentes nos presídios, onde presos condenados pela justiça estão sendo capacitados e ressocializados. São mais de 30 projetos que têm como foco a profissionalização dos encarcerados, o que proporcionará possibilidades de retornarem à sociedade de forma digna e com renda, além de garantir mais segurança à população”, lembrou.

Para ele, os resultados dos mil dias do Governo provam, mais uma vez, o empenho do governador Flávio Dino em transformar o Maranhão em um estado que oferece qualidade de vida e progresso ao seu povo. “Em meio à crise econômica, social e política que o Brasil está passando, o Maranhão tem se destacado no cenário nacional e isto se deve ao protagonismo do nosso governador que não mede esforços no cumprimento de uma enorme missão. Parabéns governador Flávio Dino, o Maranhão agradece por sua atitude sempre muito firme em defesa das necessidades do estado”, declarou Deoclides Macedo.
Fonte: Secap
Texto: Rafael Arrais
Fotos: Divulgação



Nenhum comentário:

Postar um comentário