quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Projeto Valor à Vida leva ações educativas para socioeducandas da Funac


Por meio do Projeto Valor à Vida, socieducandas do Centro de Juventude Florescer (CJF), da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), participam de uma série de ações educativas ao longo do ano, que incluem atividades de reciclagem e debates sobre temas como tabagismo e educação para o trânsito.

Campanha Brincando de Reciclar
O CJF realiza campanha de doação de materiais como tampas de refrigerantes, água mineral, amaciante, potes de iogurtes e danones para a confecção de brinquedos recicláveis que serão doados para as crianças em tratamento no Hospital do Câncer no Maranhão.

Palestra sobre Tabagismo
Em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal (Semus), a enfermeira Samira Queiroz, que coordena o Programa de Tabagismo, e o terapeuta ocupacional Bruno Amadeu falaram dos males causados pelo tabaco e as formas de tratamento.

A palestra teve como objetivo conscientizar as adolescentes sobre os malefícios causados pelo cigarro. Além disso, as adolescentes confeccionaram cartazes, desenhos e frases sobre a temática.

“Conseguimos trazer a educação em saúde e trabalhamos com as socioeducandas os problemas do tabaco, as consequências em longo prazo, os tipos de doenças que são adquiridas com o uso do cigarro e outras drogas”, afirma Samira.

A coordenadora falou ainda sobre os serviços que são oferecidos aos pacientes tabagistas de forma gratuita. “A pessoa que tem vontade de parar de fumar pode procurar um dos oito consultórios espalhados em São Luís e procurar um profissional habilitado para realizar o tratamento”, explica.

Trânsito Seguro
As adolescentes e os servidores da CJF também participaram da palestra ‘Trânsito Seguro’, realizada em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), por meio da equipe da Coordenação de Educação para o Trânsito do órgão, formada pelo psicólogo Rafael Rocha e pela pedagoga Telma Lima.

Os técnicos deram dicas que visam conscientizar os cidadãos para a responsabilidade de cada um no trânsito. Foram exemplificadas situações do cotidiano dos pedestres, motoristas e motociclistas que acarretam nervosismo e algumas vezes geram discussões e agressões no trânsito.

“O trânsito é o reflexo das nossas relações e somos responsáveis pelo contexto que nós temos. Tanto nos números de acidentes, quanto no sentimento de insegurança. As pessoas podem mudar essas práticas com responsabilidade e organização no trânsito”, comenta Rafael Rocha.

Projeto
Com o objetivo de trabalhar com as socioeducandas do CJF, o Projeto Valor à Vida realiza ações educativas falando da importância do viver. Nessa etapa, as atividades são desenvolvidas por meio de diversos temas.

“As parcerias proporcionam as adolescentes uma melhor compreensão da temática. Pois são utilizadas nas ações sociopedagógicas uma abordagem lúdica”, comenta a coordenadora técnica da unidade, Raimunda Ferraz.

A culminância da segunda etapa do projeto será no final do ano, quando as adolescentes realizarão uma apresentação do que aprenderam para a toda a comunidade socioeducativa.



Fonte: Funac
Texto: Érica Gomes
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário