segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Aprovada por Unanimidade a Bonificação no Enem para Ingresso na UFMA



Uma grande vitória para nossos estudantes: na manhã desta segunda-feira, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMA aprovou por unanimidade a Resolução que tratava da implementação de Bonificação nas Notas do Enem para Estudantes oriundos de escolas do Maranhão.
O Deputado Estadual, Professor Marco Aurélio, que iniciou o debate na Assembleia Legislativa há quase três anos, também criador da Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação, acompanhou a sessão histórica do Colegiado da UFMA que aprovou a proposição.
A minuta da resolução da UFMA tinha como um dos embasamentos a audiência pública realizada em Imperatriz no mês de junho, pela Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação, presidida pelo Deputado Marco Aurélio, que reuniu milhares de estudantes e autoridades, que mostrou de Imperatriz para todo o Maranhão o apelo da causa.
Ao lado dos deputados Othelino Neto, Bira do Pindaré, Deoclides Macedo, Professor Marco Aurélio defendeu diante do conselho a necessidade da política afirmativa e agradeceu o apoio de todos em acolherem a reivindicação dos estudantes.
A proposta aprovada garante acréscimo de 20% nas Notas do Enem para estudantes que tenham cursado o 9º ano do ensino fundamental e as três séries do ensino médio (1º,2º e 3º ano) em escolas públicas ou particulares do Maranhão.
O nome definido para a ação afirmativa será Ingresso Qualitativo e seus resultados serão avaliados ano a ano, para que o conselho delibere sobre sua permanência.
Todos os campi da Universidade Federal do Maranhão terão a política afirmativa já a partir deste Enem, para Ingresso com as chamadas do Sisu em 2018.
Várias universidades federais do Brasil já adotam o modelo que reforça as condições de Ingresso de seus estudantes, reduzindo assim a evasão escolar, sobretudo nos cursos mais concorridos, como o de medicina.
Marco Aurélio agradeceu todos os membros do conselho, em especial à presidente, reitora Nair Portela que trouxe a matéria à votação. O deputado também foi muito elogiado pela reitora Nair, por conselheiros, assim como pelos colegas parlamentares, por ter persistido e reforçado esta causa que muito ajudará o estado do Maranhão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário