segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Vacinação contra a raiva animal foi realizada com sucesso em Açailândia


O dia “D” voltado especialmente para a campanha de vacinação antirrábica, realizado no último sábado,07, pela Secretaria Municipal de Saúde e a UVZ - Unidade de Vigilância em Zoonoses, contou com a participação maciça dos criadores de animais de estimação em Açailândia. O lançamento da campanha aconteceu na Praça do Patizal, na Vila Ildemar e simultaneamente nos postos improvisados nas escolas da rede municipal. 

A data marcou a importância de conscientizar as pessoas sobre a prevenção da doença, que pode ser transmitida para qualquer animal e humano. A prova disso, foi a quantidade de moradores que compareceram nos locais de vacinação, preocupados com a saúde do seu “bicho” de estimação, prevenindo da doença. A raiva é mais conhecida por quem tem animal de estimação, por conta da vacinação.

Em Açailândia, o lançamento da vacinação contou com a participação da Secretária de Saúde, Kerly Cardoso, do diretor da UVZ - Unidade de Vigilância em Zoonoses, Odacy Miranda e pela primeira vez com a parceria da FAVALE - Faculdade Vale do Aço e do Instituto Veneza que disponibilizaram alunos do Curso de Medicina Veterinária e Técnicos de Enfermagem para atuar na campanha como vacinadores. Cerca de 100 alunos assinaram o evento. A prática serviu como experiência na grade curricular de cada aluno dentro da escola.

Em entrevista o diretor da UVZ, disse que este ano a campanha foi muito bem elaborada e superou todas as expectativas quanto a participação da população. “ Ao todo, foram vacinados 10.158 animais, sendo 66.436 cães e 3.722 gatos, uma cobertura de 75,61%. É muito importante ficar alerta porque a raiva é altamente letal. A transmissão se dá normalmente pela mordida de animais infectados. Mas também existe a possibilidade de se contrair a doença pelo contato da saliva do animal raivoso diretamente nos olhos, mucosas ou feridas”, Ressaltou Odacy, afirmando que a campanha em Açailândia ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde que era imunizar apenas 9.200 animais.

De acordo com informações do diretor da UVZ, foram criados cinco postos de vacinação para esta semana em bairros que não foram assistidos no sábado, 07, São eles: Vila São Francisco e Baixão recebem a equipe no dia 09/10 – Segunda-Feira. Pequiá, será assistido no dia 10/10 -Terça-Feira e o bairro Novo Horizonte recebe a vacinação no dia 11/10 – Quarta Feira.  Na sexta-feira,13, a imunização acontece no Parque das Nações nas proximidades do Cemitério Campo da Saudade e na próxima semana o trabalho de vacinação estará acontecendo na Zona Rural, no entanto, esclarece, lembrando às pessoas que não vacinaram seus animais, a vacina continua até o dia 30 de outubro apenas a UVZ – Unidade de Vigilância em Zoonoses, antigo Centro de Controle de Zoonoses, localizado Na BR-222- no Bairro Barra Azul.
ASCOM-PMA







Nenhum comentário:

Postar um comentário