sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Detran-MA realiza segunda etapa do Dia “D” de fiscalização de veículos de aprendizagem


Fonte: Detran


O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA)  realiza, na manhã deste sábado, 14, a partir das 08 horas, a segunda etapa do Dia “D” de fiscalização de veículos de aprendizagem pertencentes aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) da Região Metropolitana de São Luis. Cada CFC  tem data e horário previamente determinados para realizar a vistoria dos seus veículos, conforme a Portaria nº 832/17, disponível no site do Detran-MA.

O objetivo é garantir que todos os veículos estejam de acordo com as especificações técnicas exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e Resoluções do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), oferecendo mais segurança aos alunos das autoescolas.

De acordo com a Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, a fiscalização de veículos de aprendizagem também será realizada nos municípios atendidos pelas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). “A segurança dos nossos usuários é muito importante, por isso, a Controladoria do Detran-MA e todo o quadro técnico da instituição realizam fiscalizações permanentes aos serviços credenciados na capital e nas cidades do interior do Maranhão”, disse a Diretora.

No primeiro dia de fiscalização, realizada no sábado, 07, foram vistoriados 243 veículos entre motocicletas, caminhões, carros, ônibus e micro-ônibus. Na ocasião, foram verificados os itens de segurança obrigatórios dos veículos, faixas amarelas, retrovisores, comandos duplos e demais exigências previstas na legislação viária.

A ação mobilizou a equipe do Setor de Vistoria e Emplacamento, de examinadores do Departamento e da Controladoria do Órgão, setor responsável pelo credenciamento dos CFCs e das clínicas prestadoras de serviços aos usuários. 

O Chefe da Controladoria do Detran-MA, João Moraes, reforçou a importância da fiscalização. “Todas as empresas credenciadas ao Detran-MA são obrigadas a atender as normas de segurança exigidas pela legislação de trânsito. Se, durante a fiscalização, for constatado que o veículo não está de acordo com as exigências do CTB, a empresa é notificada pelo Detran e caso o problema não seja sanado dentro do prazo exigido, a autoescola é descredenciada”, ressaltou João Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário