sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Com 190 municípios integrados, RedeSim está em fase final no Maranhão


Fonte: Jucema
Texto: Djane Sampaio


A meta de integrar os 217 municípios maranhenses à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), intitulada no estado de Empresa Fácil, está prestes a ser concluída. A informação é da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), órgão integrador do sistema, que divulgou no seu balanço semanal a integração de 190 cidades ao Empresa Fácil.

Ao avaliar a expansão, o presidente da Junta Comercial, Sérgio Sombra, explicou que tem sido feito um trabalho incessante em parceria com os demais órgãos envolvidos no processo de registro empresarial para que a implantação do sistema continue a acontecer a passos largos nos municípios maranhenses. “Neste curto período de implantação do Empresa Fácil já é possível comemorar e afirmar que o Maranhão possui um ambiente mais favorável para os negócios, pois através do sistema conseguimos unificar as informações, diminuir o uso do papel, eliminar exigências, tornar os prazos mais rápidos e evitar que o empresário ou futuro empreendedor ande de balcão em balcão para fazer os procedimentos necessários à abertura, alteração e baixa de empresas”.

O gestor informou que a meta será atingida antes do prazo estipulado, dezembro de 2017, e que no saldo parcial, o estado já possui mais de 235 mil empresas beneficiadas, o que representa 97% da densidade empresarial maranhense. “É assim que estamos desatando os nós da burocracia e destravando um dos maiores gargalos da nossa economia. Essa é a essência do sistema Empresa Fácil que veio para contribuir com um melhor ambiente de negócios, proporcionar às prefeituras um controle mais efetivo das empresas que estão se implantando na cidade, assim como dando condições para que possam desenvolver políticas públicas que incentivem o empreendedorismo”, ressaltou o presidente.

Reconhecimento nacional - No ranking geral dos estados brasileiros que avançaram na implantação da RedeSim, o Maranhão ocupa o terceiro lugar. Os dados foram consolidados pela Receita Federal que analisa os níveis de integração do sistema em cada unidade federativa. Entre os pontos analisados, o órgão federal pontua, por meio de porcentagem, o nível de implantação do sistema, a consulta de viabilidade em cada município, as inscrições tributárias e os órgãos de licenciamento.

Para o coordenador da RedeSim no Maranhão, Ricardo Diniz, o ranking da Receita Federal mostra que o estado é uma das referências quando o assunto é a simplificação dos procedimentos que envolve o registro empresarial. De acordo com ele, a Jucema tem se consolidado como facilitador do ambiente de negócios especialmente por fazer do Empresa Fácil uma ferramenta inovadora de gestão que beneficia diretamente o registro e a legalização de empresas.

”Simplificamos o processo, capacitamos os profissionais envolvidos com a operacionalização do sistema, promovemos treinamentos e seminários para que o Empresa Fácil cumpra, de fato, o seu objetivo de desburocratizar, agilizar e facilitar a abertura, alteração e baixa de empresas”, explicou Diniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário