terça-feira, 31 de outubro de 2017

"Empreendorismo é o caminho para o Brasil", afirma presidente da Jucema em palestra para estudantes da Faculdade Estácio

Fonte: Jucema
Texto: Djane Sampaio
Fotos: Divulgação


Com o tema ‘Empreendedorismo em tempos de crise’, o presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra, ministrou palestra para cerca de 400 alunos dos cursos de Direito, Administração e Contábeis da Faculdade Estácio São Luís. O evento foi realizado na sexta-feira (27), e, na ocasião, o gestor abordou temas relativos à desburocratização e reforçou o papel do empreendedorismo como instrumento de transformação da sociedade.

A convite do professor de Direito Empresarial, Claudson Santos, Sérgio Sombra dividiu com os estudantes universitários um pouco da sua experiência empresarial e o trabalho que vem sendo feito pela Jucema para melhorar o ambiente de negócios no Estado. “O objetivo foi contribuir na construção de um perfil profissional focado nas competências e habilidades empreendedoras”.

No panorama empresarial nacional e maranhense apresentado pelo gestor da Junta Comercial várias questões relacionadas às dificuldades dos brasileiros para realizar o sonho de ter o próprio negócio e os projetos da Jucema que estão executados desde 2015 para desatar os nós da burocracia no estado. “Um estudo realizado pelo Banco Mundial denominado Doing Business indica como as barreiras regulatórias custam tempo, dinheiro e colocam o Brasil no 123° lugar no ranking que analisa a capacidade de fazer negócios em 190 países. O Maranhão está na contramão desses dados, pois aqui, se a empresa for de baixo risco, ela pode ser aberta em até nove horas”, explicou.

A palestra seguiu com a explanação do sistema Empresa Fácil e do funcionamento da ‘Jucema Digital’ como projetos inovadores para os cidadãos que buscam os serviços do órgão. A plateia conheceu o passo a passo de utilização das ferramentas, os resultados já obtidos, os avanços no processo de integração dos 200 municípios à RedeSim, o êxito das Caravanas Empresariais e a realização dos seminários para os clientes que utilizam o Empresa Fácil.

“Temos feito um trabalho em várias frentes para ficar mais próximo dos cidadãos. Hoje, o serviço empresarial prestado no Maranhão é diferenciado em relação a algumas capitais brasileiras. Estamos entre as melhores juntas comerciais do Brasil e essa posição é fruto de uma série de projetos voltados para a simplificação dos procedimentos com vistas a minimizar o martírio de potenciais empreendedores quando pretendem formalizar os seus negócios”, destacou Sérgio Sombra.

Outro ponto abordado foi o programa de estágio da Junta Comercial que promove conhecimento e capacitação profissional a estudantes de várias áreas profissionais. “Esse é mais um viés da nossa atuação que sempre traz ótimos resultados para nossa equipe. Apostamos muito no talento dos estagiários e colaboramos efetivamente com o desenvolvimento dos novos profissionais para ter uma equipe de qualidade capaz de acompanhar todo esse processo de transformação da Jucema”.

A palestra seguiu com a participação do coordenador da RedeSim no Maranhão, Ricardo Diniz, que falou especialmente da importância da desburocratização para a gestão pública como um todo. “Hoje podemos dizer que há uma mudança significativa no aspecto cultural do modo como se abre uma empresa. O benefício de todo este processo é, em primeiro lugar, melhorar a classificação do Brasil no contexto internacional. Outro ponto é estimular as pessoas a abrirem seus negócios e se formalizarem”, finalizou Diniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário