terça-feira, 31 de outubro de 2017

Governo do Estado instala sistema de abastecimento de água em 9 municípios


Fonte: Caema             
Texto: Walber Oliveira
Fotos: Divulgação


Comprometida com as ações estratégicas do Programa Mais IDH, idealizado pelo Governo do Estado, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) iniciou a instalação de reservatórios metálicos visando levar mais água à população de nove municípios do interior do Maranhão. O objetivo da ação da Caema é elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desses municípios, por meio da ampliação do número de pessoas com acesso à água tratada. 

Os reservatórios metálicos complementam as melhorias que o Governo do Estado, por meio da Caema, realiza nesses municípios para que os moradores possam receber água potável em suas casas. Estão sendo instaladas redes de distribuição para que a água possa percorrer a distância dos reservatórios às torneiras das casas dos moradores.

Com investimento de R$ 4,2 milhões, a ação vai garantir a oferta de água potável a moradores de Afonso Cunha, Água Doce, Amapá do Maranhão, Arame, Belágua, Governador Newton Bello, Pedro do Rosário, Santa Filomena do Maranhão e Serrano do Maranhão. Estas localidades integram a lista de 30 municípios do estado beneficiados com ações do Plano Mais IDH.

O reservatório metálico é um equipamento fundamental para armazenar água captada nos poços e distribuição aos usuários pelas redes de abastecimento. O equipamento funcionará como uma grande caixa d’água com corpo metálico, no formato de taça, com capacidade de armazenagem de até 100 mil litros de água.

Na primeira etapa, no último fim de semana, os reservatórios já foram montados nas cidades de Amapá do Maranhão, Governador Newton Bello e Pedro do Rosário. O encarregado pela fiscalização das obras nessas três localidades, engenheiro Hamilton Navas Neto, explicou que as principais fases do projeto incluem a pré-montagem do reservatório e construção de bases de concreto para assentamento. A etapa mais complexa é o içamento do reservatório.

“É uma operação meticulosa que precisa ser feita com o auxílio de guindastes e participação de grande equipe de técnicos capacitados, para que se evite danos e avarias no reservatório”, explicou o engenheiro.

Moradores comemoram

A moradora de Governador Newton Bello, Maria Silva Sousa, convive com a falta de água há anos. Conhecida em sua cidade como dona Odete, ela reclamava do esquecimento por parte do poder público. Hoje, sente que a mudança está acontecendo. “Vamos pegar água longe, em poços alheios. A gente vem carregando nos baldes, trazendo dois de uma vez, um numa mão e outro na outra, é ruim demais. Com essa obra, a esperança é que isso vai mudar muito, que tenha água para abastecer a gente para banhar, lavar, para tudo”, afirmou.

No bairro Mazilândia, em Governador Newton Bello, a rotina de Francisca de Jesus Nascimento é difícil, com a falta de água para realizar as tarefas domésticas. Ela também tem de carregar baldes com água para cumprir as tarefas diárias. “Nós só temos água por meio de uma caixinha que tem ali. Dia sim, dia não. Quando vem, a gente passa com balde dia e noite. Existem dias que eu tenho que ir buscar água ali três vezes por dia, é um sacrifício”, comentou.

Apesar das dificuldades, os moradores da Mazilândia começam a comemorar a realização das obras. Os canos da rede de distribuição, que estão sendo instalados para receber o volume do reservatório, indicam que o problema da falta de água vai desaparecer. “Já pediram até autorização para fazer a ligação da rede da rua aqui para dentro de casa. Eu estou esperando essa água por que a gente precisa dela demais”, comemorou Francisca de Jesus Nascimento.

Nos outros municípios a serem beneficiados, os moradores aguardam, com expectativa, o momento de abrir a torneira e ver a água jorrando. Segundo Lais Alves Souza, assessora da Unidade Especial de Planejamento e Políticas Públicas (UEP) da Caema, a espera dos moradores será somente até dezembro, quando todos os reservatórios já deveram estar prontos para receber o volume de água captados pelos poços

Nenhum comentário:

Postar um comentário