terça-feira, 31 de outubro de 2017

Resolução da UFMA que garante acréscimo de 20% nas Notas do Enem a Estudantes do Maranhão é assinada em Imperatriz

A solenidade de assinatura da Resolução da Política Afirmativa sobre o ingresso qualificado de estudantes de Escolas Públicas e Privadas do Maranhão, aconteceu nesta terça-feira (31), no auditório do campus Centro da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, em Imperatriz, cidade onde foi realizada a maior audiência pública em defesa da bonificação. A cerimônia contou com a presença da Reitora Nair Portela, dos pró-reitores Alan Kardec e Dorivan Câmara, da presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFMA, Josy Gomes, do diretor do campus de Imperatriz, Daniel Costa, dos deputados Estaduais Professor Marco Aurélio (PCdoB), Antônio Pereira (DEM), Wellington do Curso(PP), Valéria Macedo(PDT), do Deputado federal Deoclides Macedo (PDT), da quase totalidade dos vereadores de Imperatriz, do vice-reitor da Uemasul, Expedito Barroso, do presidente da Academia Imperatrizense de Letras, Trajano Neto, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Hélio Araújo, do representante da Academia Maranhense de letras, Dr. Sálvio Dino, da Gestora da Unidade Regional de Educação, Orleane Santana, de professores, estudantes, além de representantes de diversas instituições. 

O ingresso qualificado garante aos estudantes uma bonificação de 20% sobre a nota do Enem, que já poderá ser utilizado no Sistema de Seleção Unificado (SISU) em 2018. Marco Aurélio destaca que essa não é uma luta recente, “nós iniciamos esse diálogo com UFMA em 2015, lá no início do nosso mandato, ainda não era nem a reitora Nair Portela. Foi acolhido, mas não foi dado prosseguimento, um encaminhamento, para enfrentar a resistência dentro de conselho e da Universidade. Foi preciso um esforço enorme da reitoria e dos membros do conselho, ao qual agradeço demais a participação de todos. Depois de quase 3 anos a ideia amadureceu e houve um fortalecimento muito importante que foi a luta popular, social” relembra o deputado.

A principal solicitação dessa causa veio das ruas, pois os estudantes estavam indignados com o ingresso na UFMA. O deputado explica que “a maioria dos aprovados nos cursos mais disputados está vindo de fora e tem várias Universidades avançando com políticas afirmativas de bonificação. Por que não a UFMA? Desde o ano de 2009, que a UFMA aderiu ao Enem, começou a ter essa exclusão. Com o SISU, alunos de todo o Brasil vieram disputar aqui, a exemplo do curso de medicina e aí vieram as consequências. O primeiro período de medicina da UFMA, Campus de Imperatriz, de 40 alunos só cinco são daqui, e a consequência disso é a evasão. No segundo período, de 40 alunos, só restam 23. A grande maioria transfere ou faz o Enem novamente. Nós temos que tratar os desiguais de forma desigual, nós temos que reforçar as condições de ingresso dos estudantes de escolas públicas e privadas do Maranhão. Continuaremos lutando pela melhoria da qualidade do ensino e a médio prazo não precisaremos mais desta política afirmativa, mas neste momento, ela nos ajudará a diminuir esta exclusão." Declara o deputado.

A aluna do Centro de Ensino Estado de Goiás, Lívia Araújo, falou que “com esse incentivo, esse passo dado, pode acabar com a desigualdade que tem de outras pessoas que vêm de longe e acabam conseguindo nossas vagas. Essa política afirmativa abre novas oportunidades para nós maranhenses.” Assegura.

A reitora da UFMA, Nair Portela, reforça a relevância dessa causa e da luta pelo deputado, “esse momento é um trabalho da sociedade, uma luta muito grande da sociedade civil organizada e nessa luta a gente tem que ressaltar o trabalho muito forte do deputado professor Marco Aurélio que já há alguns anos vem buscando que a Universidade se sensibilize com essa causa dos alunos do Maranhão, porque esses alunos têm sido prejudicados no ingresso a Universidade, onde alunos de outros estados se inscrevem, passam e logo depois pedem transferência. O ingresso qualificado dos alunos vai reconhecer essa questão de justiça social. O conselho da Universidade votou, aprovou essa resolução e será aplicada em 2018” afirma.

O Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFMA, Alan Kardec Duailibe, também reforça a luta do professor, “desde 2015 que nós trabalhamos nesse projeto. Em princípio não se acreditava que a gente fosse conseguir chegar a tão longe no Consepe - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, com uma votação ganha por unanimidade. Quero parabenizar o professor Marco Aurélio por esse trabalho, por essa iniciativa, pela ideia e por mudar ou ressignificar o Estado do Maranhão, pois está mudando a vida de milhares de pessoas, uma vez que afeta a vida não só do estudante, mas sim da família inteira” destaca Alan Kardec.

O deputado estadual Professor Marco Aurélio agradeceu a todos que se empenharam na  luta: “quero  deixar nossa gratidão a todos que participaram desta causa. A causa não é minha, é de todos os estudantes do Maranhão. A luta começou em Imperatriz e que criou uma voz para todos do Estado e agradecer à reitoria, ao Consepe que aprovou e veio assinar esta resolução em Imperatriz. Porque a Reitora poderia assinar esta Resolução em seu gabinete, em São Luís, mas de forma muito emblemática, veio assinar em nossa Imperatriz, que projetou esta causa para todo o Maranhão e hoje é um orgulho muito grande” finaliza.

O ingresso qualificado garante acréscimo de 20% nas Notas do Enem para Estudantes que tenham cursado, pelo menos do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio em escolas públicas ou privadas do Maranhão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário