domingo, 8 de outubro de 2017

Governo realiza ação de saúde especial para crianças na Praça Deodoro


Fonte: SES
Texto: Vanessa Moreira
Fotos: Julyane Galvão


A criançada que passou pela Praça Deodoro, na manhã deste sábado (7), teve uma boa surpresa. Brincadeiras, distribuição de kits bucais, consultas pediátricas e muita diversão estavam à disposição dos pequenos por meio da ação social promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Instituto Acqua. Os adultos não ficaram de fora. Testes de glicemia, pressão, orientação nutricional, e emissão do cartão do SUS, também, foram oferecidos na ação.

Em média 300 atendimentos foram realizados entre aferição de pressão arterial, testes de glicemia, consultas com pediatra, além dos atendimentos com assistentes sociais (emissão do cartão do SUS)e nutricionistas.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, considera a ação uma oportunidade para quem passou pelo Centro, um dos bairros mais movimentados da capital, de levar o filho para consultar. “A pessoa desce do ônibus e no caminho encontra uma ação cheia de serviços fundamentais tanto para a saúde do filho como para si próprio. Aqui, a criança se consulta e ainda ganha um brinquedo, como forma de lembrar o dia das crianças que será comemorado na próxima semana”, informou.

A dona de casa Kenia Sousa estava levando o filho para aula de karatê e não deixou de parar na praça para mostrar ao filho a importância da correta escovação bucal. “Isac precisa saber a maneira correta de escovar os dentes, com a ajuda do profissional ele vai entender que é preciso manter uma boa higiene”.

A diretora-administrativa do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Andrea Oliveira, ressaltou a importância de democratizar o acesso de serviços básicos de saúde à população. “As crianças precisam constantemente de atendimentos, então estar aqui oferecendo os serviços em uma praça representa a promoção de saúde para todos, pois muitas vezes os pais não tem tempo de levar o filho ao médico e hoje, dia de sábado, o atendimento é possível”, destacou.

Alegre, a pequena Isabela de cinco anos detalhou os momentos de alegria durante a ação social. “Eu e minha irmã ganhamos brinquedos e kits bucais. Eu vou agora com minha mãe pra casa”, afirmou satisfeita.

A ação coordenada pelo Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos contou com a participação de profissionais das Maternidades Marly Sarney, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha e do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar).

Orientação

Além de ofertar serviços gratuitos à população, o público que passava pela Praça Deodoro foi orientado sobre os vários serviços médicos disponibilizados pelo Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. 

Equipes distribuíam material informativo sobre o funcionamento do serviço de agendamento de consultas, que é disponibilizado pelo hospital por meio de uma central de atendimento telefônico; sobre o programa de leite; dentre outros serviços.




Nenhum comentário:

Postar um comentário