domingo, 8 de outubro de 2017

Governo realiza Dia D de fiscalização de veículos de aprendizagem


Fonte: Detran
Texto: Leny Alves
Foto: Divulgação


O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou, no sábado (7), a primeira  etapa do  Dia D de fiscalização de veículos de aprendizagem credenciados pelo órgão. O evento mobilizou 15 vistoriadores e 10 examinadores do Detran para atender a frota dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.

Foram vistoriados 243 veículos entre motocicletas, caminhões, carros, ônibus e micro-ônibus usados para a aprendizagem prática de quem pretende tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A diretora geral do Detran, Larissa Abdalla, ressaltou os benefícios  da fiscalização para a sociedade. “A realização da vistoria técnica veicular, vai contribuir para o mapeamento desses veículos. Isso possibilitará mais qualidade e segurança para os alunos. Nossas ações de fiscalização de veículos de aprendizagem também serão realizadas nas Circunscrições Regionais de Trânsito do Maranhão (Ciretrans)”, afirmou.

Para Ramir Aguiar Ribeiro, presidente do Sindicato dos Proprietários das Autoescolas do Maranhão (Sindauma), o Dia D, que é uma parceria entre o Detran e o Sindicato, é uma oportunidade para orientar os CFCs do Maranhão sobre algum ajuste necessário no veículo e garantir a lisura das instituições e a segurança dos usuários. “É importante que os proprietários  dos CFCs participem trazendo os veículos para serem fiscalizados e receberem o  selo comprovando a regularidade”, declarou.

Segundo o chefe da Controladoria do Detran, João Batista Moraes, durante o procedimento de vistoria são observados se o veículo está de acordo com as especificações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e Resoluções do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). “Os vistoriadores checam os itens de segurança obrigatórios, as faixas amarelas, retrovisores, os comandos duplos, entre outros. Nosso maior objetivo é a segurança e a qualidade dos veículos que serão usados pelos alunos”, afirmou.

O proprietário do Centro de Formação de Condutor Soeiro, José Francisco Dutra Mendes, aprovou a ação do Detran. “Isso gera uma maior credibilidade dos CFCs junto aos seus alunos. O Detran e o Sindauma  estão preocupados em melhorar a cada dia o nosso trabalho para a sociedade”, disse.

A segunda etapa do Dia D será realizada no próximo sábado (14) e fiscalizará o restante da frota dos CFCs de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. O atendimento será realizado das 8h às 12h no Pátio de Vistoria do Detran, na Vila Palmeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário