sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Hospital Regional de Balsas realiza mutirão oftalmológico para tratamento de catarata e pterígio


Fonte: SES
Texto: Evelin Queiroz
Foto: Francisco Campos


O Hospital Regional de Balsas, inaugurado em setembro pelo governador Flávio Dino, está realizando o primeiro mutirão de cirurgias eletivas para tratamento de catarata e pterígio nos dias 5 e 6 de outubro. No Sul do estado, aproximadamente mil pessoas necessitam de cirurgias para tratamento das patalogias. 

O mutirão é fruto da parceria entre o hospital, a Unidade Regional de Saúde de Balsas e as Secretarias Municipais de Saúde, com objetivo de reduzir o tempo de espera dos pacientes que aguardam o procedimento. 

“O Governo investe mais de R$ 8 mil por cirurgia. Os recursos estão garantidos para que em quatro ações como esta, nós zeremos a fila. O governador Flávio Dino percebeu que o alto custo não é nada diante da possibilidade de ofertar maior qualidade de vida para alguém com essas patologias”, explicou o diretor do Hospital Regional de Balsas, Eliabe Aguiar.

Mais de 350 pessoas passaram por avaliação médica no Hospital Regional de Balsas. Os pacientes diagnosticados com catarata estão inseridos no grupo de risco, cuja causa pode ser associada ao envelhecimento, fatores hereditários, problemas metabólicos e uso de medicamentos, como corticóides.

De acordo com a secretária adjunta de Assistência à Saúde, Carmem Belfort, as consultas oftalmológicas garantem o diagnóstico precoce e tratamento das doenças da visão. Além de promover o alerta para os pacientes com histórico familiar de catarata, por exemplo. 

“Eles saem da consulta com conhecimento sobre a patologia e repassam aos parentes. Assim, mais pessoas buscarão consulta regular e tratamento precoce. O Governo do Maranhão oferta consultas e cirurgias por entender que a assistência deve ser completa para evitar os riscos de danos irreversíveis”, revela.

O morador da cidade de Carolina, João Dias da Silva, de 67 anos, passou pela triagem e o resultado foi positivo para catarata. “Eu fui muito bem atendido pela equipe desse hospital. Volto para minha casa com a certeza que vou fazer minha cirurgia no melhor hospital de toda região. Me livrar do medo de ficar cego”, disse.

Os exames também diagnosticaram pacientes com pterígio, carnosidade nos olhos, que provoca irritação e sensibilidade a luz. A moradora da cidade de Loreto, 126 km de Balsas, Expedita Neves Milhomem, 59 anos, recebeu a confirmação dessa patologia. “Eu tenho esse incômodo na vista há muito tempo. Vou para médico, mas não passa do exame do consultório. Agora, o doutor disse que eu vou fazer uma cirurgia e me livrar disso”, contou. 

Serviço permanente 
A cada quadrimestre um novo mutirão oftalmológico será realizado na unidade com pacientes encaminhados pela Regional de Saúde, em parceria com as Secretarias de Saúde das cidades de Balsas, Alto Parnaíba, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário