sábado, 14 de outubro de 2017

IEMA é selecionado para mostra de cinema e direitos humanos


Fonte: Secti
Texto: Cintia Lima
Fotos: Divulgação


O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), em suas sete unidades plenas – São Luís, Bacabeira, Pindaré-Mirim, Axixá, São José de Ribamar, Coroatá e Timon –, foi selecionado para participar da 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, na modalidade circuito difusão 2017.

O evento tem como objetivo envolver o público situado fora dos grandes centros e não habituado ao consumo de bens culturais no debate sobre seus direitos, além de ampliar discussões sobre cultura e educação em direitos humanos por meio da produção cinematográfica.

A 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos é realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos em parceria com o Instituto Cultura em Movimento (ICEM).

Por meio da iniciativa, os estudantes poderão assistir, em sessões gratuitas, filmes de curta, média e longa metragem, com foco na inclusão social e no fomento do debate sobre direitos humanos.

Segundo o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, participar de eventos com a temática dos direitos humanos é de grande relevância: “Sabemos que estamos formando outra geração de maranhenses mais competentes e mais solidários. O IEMA também tem esse papel de contribuir com o debate de temáticas relevantes, como direitos da pessoa com deficiência, pessoa idosa, população negra, direito das mulheres, entre outros temas que precisam ser debatidos no ambiente escolar”.

“Com o debate, podemos formar cada vez mais uma geração menos machista e preconceituosa, que de fato valoriza e compreenda o papel do cidadão com direitos e oportunidades”, disse o reitor.

De acordo com o pró-reitor de Ensino do IEMA, Elinaldo Silva, no Instituto, além de trabalhar os conteúdos obrigatórios, os jovens têm formação para a vida: “É um dos nossos pilares do modelo pedagógico e de gestão incluir o projeto de vida dos alunos na rotina escolar e direcionar esse estudante”.

“Qualquer temática que valorize os direitos humanos e trabalhe com a concepção de respeito é de extrema importância para nós, nosso modelo e nossos estudantes”, afirmou Elinaldo, reiterando que é fundamental trabalhar a perspectiva da educação interdimensional. “Queremos promover o discurso, o debate, tendo em vista que estamos formando cidadãos mais tolerantes, que respeitam o outro, e as diversidades; por isso é de grande importância um trabalho como esse em nossas unidades plenas”, acrescentou.

O IEMA se inscreveu em julho deste ano e foi selecionado por atender às exigências do regulamento, entre elas possuir o espaço apropriado e acessível para a realização de sessões em formato digital, com audiodescrição e legendas em português.

As unidades receberão gratuitamente o Kit Difusão, que contempla: DVD contendo dez filmes com closed caption, audiodescrição e libras, folder com informações acerca dos filmes que compõem o Kit Difusão, material de apoio para organização das sessões de exibição e cartazes para divulgação das sessões de exibição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário