terça-feira, 17 de outubro de 2017

Unidades da Funac realizam ações sociais pelo Dia das Crianças


Fonte: Funac
Texto: Priscilla Swaze
Fotos: Divulgação


Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) realizam ações comemorativas ao Dia da Criança no Hospital Aldenora Bello e na Casa de Apoio Sonho de Criança, nesta quarta-feira (18), em São Luís.

Os adolescentes são socioeducandos da unidade feminina do Centro de Juventude Florescer e do Centro Socioeducativo de Internação Masculina de São Luís.

As crianças em tratamento de câncer do Hospital Aldenora Bello vão receber as ações do Projeto Valor à Vida. Além do momento lúdico, o especial dessa atividade será a entrega de brinquedos confeccionados com materiais reciclados, desenvolvidos durante as oficinas do projeto.

A campanha mobilizou toda a comunidade socioeducativa da Funac para a coleta dos materiais, que com o apoio das oficineiras transformaram potes de bebidas lácteas e tampas de refrigerante em palhaços e bonecas para presentear às crianças.

Na Casa Sonho de Criança, o público vai participar do espetáculo "A Arca de Noé", encenado pelos animadores Pipoca, Pitombinha, Picolé e Jujuba, personagens que serão interpretados pelos adolescentes da Funac que cumprem medida de internação.

Na oportunidade, ao final da peça, os socioeducandos terão um momento integrativo com as crianças e adolescentes soropositivos para trocar experiências e conhecer melhor a realidade delas. O incentivo para realizar a ação social surgiu das palestras na área da saúde, que fazem parte da rotina socioeducativa.

Projeto Valor à Vida 
O Projeto Valor à Vida é uma das ações realizadas com as adolescentes durante o processo de cumprimento de medida socioeducativa na unidade feminina do Centro de Juventude Florescer da Funac.

No projeto, são desenvolvidas atividades com temáticas sobre o câncer, HIV/Aids e doação de sangue. A experiência tem o intuito de ressignificar nas adolescentes do Florescer o sentido da vida, por meio de debates e outras ações práticas.

No mês de junho, as adolescentes já realizaram a primeira visita às crianças do Hospital Aldenora Bello como parte das ações desenvolvidas no projeto. Com atividades lúdicas, as socioeducandas contaram histórias e distribuíram livros paradidáticos.

A aplicação do projeto se dá pelo desafio de trabalhar diferentes temas sobre a valorização à vida, incluindo ações sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário