quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Governo oferece curso de irrigação para agricultores de Estreito e cidades vizinhas

Fonte: Sagrima
Texto: Jacii Martins
Fotos: Divulgação


Com o objetivo de capacitar os produtores e fortalecer o setor produtivo na região de Estreito, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Prefeitura de Estreito, promoveu um curso de irrigação no município.

Sendo mais uma ação do Programa Mais Produção na região, o curso ofertou aos pequenos produtores do município orientações para utilização de equipamentos, técnicas usadas na irrigação para melhoramento da produção, além de aperfeiçoamento das técnicas ministradas, na execução de aulas práticas.

Para Ricardo Lucas, instrutor do curso de irrigação, o público tem mostrado interesse nas novas tecnologias. “Estamos abordando tanto a irrigação por gotejamento quanto por pivô central, além de técnicas de montagem, dimensionamento e noções de automação. A expectativa é ter turma cheia para as aulas práticas no sistema automatizado e no pivô montados para a exposição”, explicou.

Os cursos oferecidos pela Sagrima e pelo Senar tem o intuito de levar ao produtor uma formação profissional sobre a atividade que ele exerce e são planejados após a identificação de demandas por técnicos do Senar que avaliam as necessidades de capacitação dos produtores de cada região. Atualmente, o Programa Mais Produção contempla na Região Tocantina 489 propriedades, sendo 400 assistidas na cadeia do leite, 64 na cadeia de carne e couro e 25 propriedades na cadeia de hortifruticultura.

Para o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, a capacitação é uma das chaves para o aumento dos números e da qualidade da produção do estado. “Difundindo novas tecnologias ao nossos produtores, damos a eles a oportunidade de que precisavam para evoluir e chegar a resultados cada vez melhores”


Nenhum comentário:

Postar um comentário