terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Deputado Marco Aurélio destaca credenciamento da UEMASUL no Conselho Estadual de Educação


Em discurso realizado na tarde desta segunda-feira (18), o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), destacou o credenciamento da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - Uemasul junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE). Processo iniciado em julho, quando foram protocolados diversos documentos, entre eles o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e aprovado na última quinta-feira (14).

Desde sua criação, em janeiro de 2017, a Uemasul contou com o trabalho árduo, encabeçado pela reitora pró-tempore Elizabeth Fernandes, o vice-reitor Expedito Barroso, toda equipe administrativa, professores e alunos, que trabalharam incansavelmente para que a Universidade recebesse esse reconhecimento.

“A Uemasul surgiu com o objetivo de desenvolver toda uma região, trazendo uma causa de mais de três décadas, que toda nossa comunidade acadêmica, toda a população da nossa região buscou para sair de um ciclo de dependência, adquirindo autonomia para gerir os seus propósitos, para fortalecer a nossa região. ” Ressaltou o parlamentar.

O grande e esperado anúncio do credenciamento foi feito no final da tarde da última quinta-feira (14). Depois do relatório da Comissão de Avaliação e do parecer favorável da Câmara de Ensino Superior, o plenário do Conselho Estadual de Educação aprovou por unanimidade o credenciamento da UEMASUL por 5 anos, prazo máximo que pode ser dado a uma instituição.

Marco Aurélio destacou o empenho dos responsáveis nesta importante conquista, bem como do governador Flávio Dino, que acreditou na região, mesmo diante de manifestações preconceituosas e corporativistas vindas de pessoas que não concordavam com esta ruptura institucional.

Os próximos passos serão ainda mais seguros. Em 2018 teremos a implantação do campus de Estreito, que inclusive será criado com 10 professores efetivos, que serão contratados através de concurso público que selecionará também outros 20 professores para os municípios de Imperatriz e Açailândia. “Açailândia, que em 15 anos nunca teve nenhum professor efetivo, mas que agora passa a receber a devida importância. Trabalhos de valorização do nosso ensino superior, que passam por uma estruturação nunca antes vista em nossa região. ” Afirmou.

O deputado finalizou o discurso garantindo que o credenciamento foi apenas o início e que voos ainda mais altos, de uma universidade que hoje conta com todas as condições necessárias para crescer e se desenvolver a Região Tocantina. " Externo aqui o meu agradecimento ao governador por ter dado todas as condições para a criação e consolidação da UemaSul, também à todos os servidores, à reitoria, à equipe que se dedicou no processo do credenciamento e ao Conselho Estadual de Educação por ter priorizado esse sonho da Região Tocantina." Concluiu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário