terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Governador Flávio Dino visita obras de ampliação do Hospital Aldenora Bello

Fonte: Secap
Texto: Izabella Silveira
Fotos: Gilson Teixeira


Nesta segunda-feira (18), o governador Flávio Dino e comitiva de secretários visitaram as obras de ampliação do Hospital do Câncer Aldenora Bello, em São Luís. Graças a um convênio de custeio no valor de R$ 5 milhões firmado com o Governo do Maranhão, a unidade irá aumentar a capacidade de atendimento para o tratamento do câncer, com a aquisição de equipamentos para radioterapia. O hospital também será contemplado com investimentos para realização de mamografias.

Mensalmente, o hospital atende 30 mil pacientes por mês, boa parte deles oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) e, com o apoio do Governo do Estado, serão adquiridos um acelerador linear e um mamógrafo. 

“Isso dá muito mais força para que a gente continue trabalhando e lutando com a comunidade carente. Foi um momento de muita alegria para toda a família, todos nós estamos aqui de mãos dadas, trabalhando. E com essa oportunidade com certeza a gente se sente mais fortalecido”, afirmou Enide Dino, presidente da Fundação Antonio Dino, mantenedora do hospital.

O governador Flávio Dino falou desse e de outros investimentos para o tratamento de pacientes com câncer no Maranhão.

“Nós temos aqui uma relação permanente com o Hospital Aldenora Bello, um trabalho imprescindível para o tratamento de oncologia no Maranhão, feito em várias imersões. Temos um convênio de R$ 5 milhões para o custeio de novos equipamentos, vamos comprar um mamógrafo novo e também temos apoio na UTI pediátrica que fizemos”, completou.

O funcionamento do acelerador linear e do novo mamógrafo já tem previsão de início, de acordo com o secretário da Saúde, Carlos Lula: “Temos duas grandes conquistas. Uma é o acelerador linear que o hospital conseguiu adquirir com recursos do Governo do Maranhão e também a entrega de um mamógrafo que vamos fazer no primeiro semestre de 2018”.

Rede de atendimento

Além dos novos equipamentos para o Aldenora Bello, esta semana o governo do Maranhão inaugurou a Casa de Apoio do Hospital de Câncer do Maranhão. Localizado na Madre Deus, em São Luís, o local vai abrigar pacientes do interior do estado e seus acompanhantes.

A inauguração veio depois da reestruturação do Hospital de Câncer do Maranhão, hoje  referência no atendimento especializado a pacientes oncológicos na rede estadual de saúde e, que há dois meses, passou a ser exclusivamente para o tratamento da doença, quando o Governo do Estado inaugurou o Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO).

Em Imperatriz, o Governo do Maranhão também iniciou o atendimento radioterápico e  recentemente pacientes do município passaram a contar com uma unidade pediátrica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário