segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Governador Flávio Dino inaugura obras para impulsionar desenvolvimento em Santa Luzia

Fonte: Secap
Texto: Dyego Rodrigues
Fotos: Nael Reis


Uma série de benefícios foi levada pelo governador Flávio Dino neste final de semana à cidade de Santa Luzia, na região Oeste do Maranhão. As ações foram desempenhadas, durante todo o sábado (16), pelo Governo do Maranhão, com a  inauguração da sede do Viva/ Procon e da Praça Matriz; além da assinatura da Ordem de Serviço para a construção de estradas vicinais e da entrega de 10 mil grãos para produtores agrícolas do município, impulsionando a produção local.

“O povo de Santa Luzia é dono de todos estes benefícios e a prefeitura
gerencia. Nós ainda temos muita coisa para fazermos juntos. Viva Santa Luzia!”, destacou o governador.

Com a missão de aproximar cada vez mais os cidadãos maranhenses do acesso à cidadania, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA) foi a primeira obra a ser entregue no sábado. A unidade do VIVA/Procon passa a garantir os direitos essenciais aos maranhenses, como a emissão de documentação. A nova unidade vai funcionar das 7h às 17h, de segunda a sexta, com entrega de senhas até às 16h, na rua Travasso Furtado, nº 311, Centro.

“É um espaço de cidadania. A pessoa para usufruir de um direito social ela precisar ter o direito civil, que é a
documentação. Além disso, o serviço do Procon é importante para fiscalizar e garantir o direito dos consumidores. Quando trazemos um serviço desse, significa que Santa Luzia está sendo tratada como merece”, ressaltou o governador Flávio Dino.

A dona de casa, Ana Lucia de Sousa Mota, levou a filha, Maria Eduarda, de 11 anos, para tirar o o CPF. Elas, que já saíram do local com o documento em mãos, elogiaram a praticidade com a presença do Viva em seu município. “Muito bom a gente poder contar com um Viva aqui na cidade. Chegamos ainda agora e já fomos atendidas. Foi tudo rápido. Quando foi para eu tirar meu documento, eu tive que sair daqui e ir para Santa Inês. Gostei muito”, comparou.

“Agora a gente não precisa mais viajar para ter o documento. Estou feliz e agora eu vou guardar meu documento e quando eu precisar dele, eu já tenho”, reiterou Maria Eduarda.

A capacidade da unidade em Santa Luzia é para realizar mais de 200 atendimentos por dia. A estrutura conta com toda a
qualidade, conforto, segurança e acessibilidade que o cidadão precisa para ser bem atendido. Sem falar da economia, pois não será mais preciso viajar para Santa Inês, distante 46km da cidade, para realizar serviços básicos.

Para o presidente do Procon/MA e do VIVA, Duarte Júnior, é muito importante estar próximo das necessidades do cidadão. " Hojeé um dia de muita alegria e muita emoção, essa é a 36ª unidade do Procon inaugurada.  Antes do governador Flávio Dino, eramapenas 5 unidades, agora temos 36 distribuídas em todo o estado. Agora o cidadão não precisa mais se deslocar para outra cidade, caso queira ser atendido”, afirma.

Na unidade, estarão disponíveis os serviços de emissão de RG (1ª e 2ª via), atestado de Antecedentes Criminais, serviços
disponibilizados pela Internet (balcão), inscrição de Cadastro de Pessoa Física (CPF), a Junta Comercial do Maranhão (Jucema), a Junta do Serviço Militar, emissão e entrega de Carteira de Trabalho e o Procon.

A prefeita França do Macaquinho, ressaltou a importância das ações destinadas ao município, o que propicia qualidade de vida e dignidade ao povo luziense. “Nosso povo precisaria sair de Santa Luzia e ir à
Santa Inês, às 4h da manhã para pegar uma ficha e ser atendido. Hoje, nós já fazemos isso em nossa cidade. Agradecemos a toda coordenação do Viva, que vem fazendo um excelente trabalho. O povo está saindo satisfeito, contando com um atendimento em excelência e nós estamos vendo que o resultado é positivo. Agradecemos a você, governador, por mais estas ações aqui em Santa Luzia”, destacou.

Abertura de estradas vicinais 

Flávio Dino também destacou as obras de infraestrutura e a assinatura da ordem de serviço para a construção de estradas
vicinais, interligando os povoados do município à sede. Em companhia da prefeita de Santa Luzia, França do Macaquinho, o governador anunciou a liberação de recursos para a construção de 10 quilômetros de estrada vicinais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF).

A ação gera impactos diretamente no escoamento da produção agrícola e pecuária, contribuindo com a economia de pequenos e grandes produtores do estado.

Dentro das atividades de incentivo à produção da agricultura local, o Governo, por meio da Secretaria de Estado de
Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) em parceria com a com a Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (Agerp),
entregou aos produtores da região 6 mil quilos de sementes de milho e 4 mil kg de sementes de arroz.

Vale destacar a qualidade das sementes, que é um outro diferencial, devido a comprovação realizadas em testes de germinação, onde se chega a índices de 92%, considerados de excelência.

Praça Matriz

Durante visita ao município de Santa Luzia, o governador Flávio Dino, inaugurou o principal cartão-postal da cidade, a Praça Raimundo Acácio, mais conhecida como Praça Matriz. Famosa por receber milhares de fiéis durante o festejo em homenagem a Santa Luzia, a praça recebeu uma reforma completa. Foram investidos R$ 1.816.807,30 no espaço, garantindo a troca do piso e meio-fio, a construção de uma área verde para convivência com rampas de acesso, estacionamento, além de uma academia ao ar livre com playground e nova iluminação.

A Praça Matriz é receptáculo da Paróquia-Santuário de Santa Luzia e foi o primeiro espaço de convivência da cidade de Santa Luzia. Desde 1948, o espaço recebe pessoas de diversas partes do país e do mundo que vem visitar a igreja nas peregrinações em homenagem à Santa Luzia, conhecida pelos fiéis como protetora dos olhos.

Todo dia 13 de dezembro, dia do festejo em honra à santa, a cidade vira rota para católicos em busca de milagres. Por causa da sua importância histórica, o festejo entrou em 2003 para o calendário turístico do Estado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário