quinta-feira, 19 de abril de 2018

Deputado Marco Aurélio destaca luta pela criação do Museu Histórico de Imperatriz



Em discurso realizado na manhã desta quarta-feira (18), o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), destacou os encaminhamentos que estão sendo dados para a criação do Museu Histórico de Imperatriz. Sonho antigo da sociedade imperatrizense, o museu vem sendo debatido há muito tempo entre instituições culturais da cidade como forma de preservar a rica história da segunda maior cidade maranhense.

"O povo sem uma memória acaba perdendo as referências, deixando uma lacuna que dificulta até mesmo pensar o seu futuro. Por isso temos discutido a necessidade da criação deste museu como forma de também homenagear a memória daqueles que ajudaram a construir Imperatriz. Esta cidade pujante, de povo forte, trabalhador, terra de oportunidades, celeiro de sonhos, terra que está preparada para o desenvolvimento, acolhendo todos os povos. " Ressaltou o parlamentar.

Consolidada hoje como um polo econômico, educacional e da área da saúde para todo o Maranhão, Imperatriz tem como principal patrimônio o seu povo, que merece ter acesso a sua própria história. Por isso, há mais de um ano, o deputado Marco Aurélio iniciou os diálogos com o governador Flávio Dino, Secretaria Estadual de Cultura, Secretaria Estadual de Infraestrutura, com a Academia Imperatrizense de Letras e vários outros setores da cidade, a partir de então, começou a se pensar num modelo de implantação do museu.

A medida, segundo o deputado, é uma forma de implantar uma política cultural descentralizada de São Luís. "As casas de cultura, da secretaria estadual de Cultura, por exemplo, todas são em São Luís ou Alcântara, por isso acredito que temos que descentralizar essas políticas, expandindo para todas as regiões do estado.

Desde o início das conversas, o parlamentar teve o aval do governador e do próprio secretário estadual de Cultura, Diego Galdino, além do apoio da diretora do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Carolina Rodrigues, que tem contribuído na elaboração do projeto, além da artista Lilia Diniz. 

O Museu Histórico de Imperatriz levará o nome de um dos grandes expoentes culturais da cidade, o jornalista, escritor, redator e historiador, Adalberto Franklin, um dos seus idealizadores. " Adalberto Faleceu há pouco mais de um ano, não pode ver esse sonho concretizado, mas deixou a semente plantada. Então esta será uma homenagem a um grande lutador, pela ideia de preservar a memória do nosso povo." Reforçou.

O parlamentar fez questão de ressaltar a necessidade da união de esforços em torno desta causa, através de parcerias publico/privadas e destacou que na última semana esteve em reunião com o Secretário de Cultura do Estado, Diego Galdino e também na Empresa Maranhense de Administração Portuária - EMAP, onde apresentou a ideia ao presidente, Ted Lago. Marco Aurélio ainda se comprometeu a destinar emenda parlamentar "no valor que for necessário" para ajudar nessa conquista. "Precisamos viver cada vez mais essa história e reverenciar quem ajudou e quem ajuda a construir Imperatriz." Finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário