quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Em 4 anos, Maranhão entrega 1,4 milhão de uniformes escolares

Já foram entregues 1,4 milhão de uniformes
Nos últimos quatro anos, o Governo do Maranhão tem implementado ações por meio do Programa Escola Digna com iniciativas que englobam avanços distribuição de uniformes aos estudantes da toda a Rede Estadual de Ensino, transporte escolar, e revitalizações de Faróis do Saber, melhorias que vão além da reforma das estruturas físicas das escolas.
Pelo segundo ano seguido, o Governo Flávio Dino entregou uniformes para todos os estudantes da rede pública estadual. Uma média de mais de 700 mil uniformes distribuídos em todas os 217 municípios maranhenses. “Achei muito importante receber a farda. A gente tem o governador que participa da educação, e quero que ele tenha mais melhorarias no governo dele, tanto quanto na nossa escola”, afirmou Jaqueline Silva, 20 anos, estudante do município de Ribamar Fiquene.
Com as entregas deste ano, foram mais de 1,4 milhão de uniformes distribuídos aos estudantes desde 2017, algo inédito na história do Estado. Além disso, os fardamentos são feitos em malharias maranhenses, gerando renda e postos de emprego. “É uma grande ação do governo que garante cidadania às crianças que vêm para a escola, que representa economia para as famílias, e aquece o mercado local, já que as empresas que venceram a licitação para a confecção do fardamento são maranhenses”, avaliou o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão.
Em 2018 o Governo do Estado alcança mais uma marca inédita. Pela primeira vez, em uma experiência de educação inclusiva pioneira, foram entregues para os estudantes da rede estadual 4.144 uniformes em Braille, ação que está beneficiando cerca de 2.072 estudantes. Foi o primeiro uniforme escolar com identificação em Braille nas escolas públicas do Brasil.
Joina Cristina Silva, mãe das gêmeas Sarah e Sofia, de 6 anos, deficientes visuais, conta que “como elas estão na alfabetização, é importante ler o nome da escola na farda. É a inclusão delas, todas as escolas do Brasil deveriam ser assim”.
Ônibus Escolares chegaram às cidades
Melhorias em Transporte Escolar
O ano de 2018 também foi marcado pelo Governo Flávio Dino por ações em regime de colaboração com as Prefeituras Municipais de todo o estado. Como forma de estruturar a educação nos municípios e criar condições adequadas de aprendizagem, estudantes da rede municipal de ensino de 11 cidades foram beneficiados com a entrega de ônibus escolares.
“O Programa Escola Digna abrange várias iniciativas, entre as quais está a de apoiar as redes municipais em regime de colaboração. Temos feito, por exemplo, formação de professores. E outra iniciativa em parceria é de prover meios adequados e dignos para o transporte escolar”, declarou Flávio Dino.
A entrega dos ônibus faz parte do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no Estado do Maranhão (Peate/MA), aprovado na atual gestão, para assegurar acesso aos meios de transporte e transferir recursos financeiros diretamente aos municípios para que realizem o transporte escolar de alunos.
Desde o início de sua atuação no Governo do Estado, Flávio Dino já promoveu a entrega de 91 novos ônibus e duas lanchas escolares para transporte seguro de estudantes em diversas regiões do estado.  “Essa é mais uma demonstração do compromisso do governador com a educação e apoio aos municípios. Nosso objetivo, em parceria com as prefeituras municipais, é garantir uma aprendizagem adequada para todos os estudantes do Maranhão. E, para isso, precisamos garantir o acesso e permanência desses estudantes nas escolas. Agradeço, em nome do governador Flávio Dino e do Governo do Maranhão, a parceria que temos recebido de todas as prefeituras”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
Faróis do Saber
Faróis do Saber foram recuperados
Além da criação onde não existiam, e melhoria das bibliotecas das escolas construídas e revitalizadas em 2018, ainda como ação do Programa Escola Digna, o Governo do Estado revitalizou 36 Faróis do Saber.
Os Faróis do Saber integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão, sancionado pela Lei nº 10.613, de 05 de julho de 2017. Fazem parte do Sistema todas as bibliotecas municipais, que hoje somam 158 municípios, além dos 94 Faróis do Saber e bibliotecas comunitárias.
“Este é mais um Farol do Saber revitalizado para complementar a educação e a cultura no município de Timon. E o Farol do Saber João Emílio Falcão, vem para ser um espaço público, em que a pessoa possa percorrer diversos caminhos na vida e, através da educação e da cultura possa almejar chegar mais longe”, enfatizou Diego Galdino, secretário de Estado da Cultura e Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário