terça-feira, 26 de março de 2019

Estudantes de vários Estados e países buscam soluções inovadoras no Maranhão

Governador recebe alunos do programa internacional La Passion (Foto: Gilson Teixeira)
Estudantes maranhenses e de outros quatro Estados brasileiros, além de intercambistas da Europa e América do Sul, estiveram nesta segunda-feira (25) no Palácio dos Leões. Integrantes do Projeto La Passion (Latin America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network), eles conversaram com o governador Flávio Dino sobre a iniciativa que durante dez semanas irá buscar soluções criativas e inovadoras para desenvolvimento dos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão.
“É um projeto de cooperação internacional que envolve nosso estado. Nós estamos recebendo estudantes de vários estados, de vários países, que junto com nossos estudantes estão debruçados sobre o desafio da inovação em torno de alguns temas”, explicou o governador.
O grupo de 44 estudantes é formado por oito intercambistas da Finlândia, Portugal, Espanha e Uruguai; 30 alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e seis de outros Institutos Federais brasileiros. No projeto, eles buscarão soluções tecnológicas que contribuam com os municípios de São Luís e Santo Amaro.
“Vai ser importante para o intercâmbio internacional das nossas instituições de educação e, também, do ponto de vista prático, tenho certeza que nascerão boas ideias para ajudarmos nesse projeto de desenvolvimento do nosso Estado e notadamente nas duas cidades”, completou o governador.
Além do IFMA, apenas a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de São Paulo (USP) foram selecionadas pelo instituto para realização do La Passion no Brasil. O trabalho que será realizado no Maranhão atende à demanda da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sehdipop), especificamente aos objetivos do plano de desenvolvimento dos municípios, o Mais IDH.
Para o reitor do IFMA, Roberto Brandão, além de expandir os horizontes de pesquisa dos estudantes do Instituto, o projeto será a oportunidade de oferecer melhor qualidade de vida aos maranhenses.
“Nesse momento temos o IFMA participando do La Passion e integrado a um projeto do Governo Flávio Dino, o Mais IDH. São dois grandes projetos, em busca de soluções e alternativas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, comentou o reitor.
Sobre o projeto 
O projeto será executado em São Luís e Santo Amaro. Os 44 estudantes foram divididos em equipes, as quais irão se aprofundar sobre seis desafios, que incluem o desenvolvimento do turismo nas regiões até enfrentamento da violência contra a mulher e melhoria da qualidade da água para consumo.
Carlos Ferreira, de 23 anos, é aluno de Engenharia Civil no IFMA Monte Castelo. Para ele, está sendo enriquecedor a participação no projeto e a troca com o Governo do Estado.
“Acho que é uma questão importante, são instituições de ensino junto a instituições públicas e aprecio muito esse convite do governador porque também demostra interesse do Estado em nosso projeto, unir estudantes para resolver um problema do nosso estado”, concluiu o estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário