terça-feira, 12 de março de 2019

Protagonistas, jovens parlamentares e embaixadores têm reunião com Flávio Dino



Apesar da pouca idade, a consciência política e a atitude socialmente engajada são uma realidade para Amanda Barros, Graciele da Silva, Maria Regina, Paulo Victor Abreu e Wellington Fernando.

Estudantes da rede estadual de ensino em diferentes municípios maranhenses, eles foram selecionados para os Programas Parlamento Jovem Brasileiro, Jovem Senador e Jovens Embaixadores. Nesta segunda-feira (11), apresentaram ao governador Flávio Dino os resultados da participação nos programas gerenciados pela Secretaria de Educação. O encontro aconteceu no Palácio dos Leões.

“O projeto me possibilitou conhecer mais sobre política, mudar meu ponto de vista, comecei a ver como a política é importante e o quanto a participação do jovem na política é importante também”, disse Maria Regina Lima da Silva.

Selecionada para o Jovem Senador 2018, a aluna do Centro de Ensino Integral Raimundo Araújo, de Chapadinha, destacou o papel dos jovens na construção do país: “Temos nossa opinião e nossa influência e, através disso, podemos conseguir um país melhor para todos”.

Projetos

No Parlamento Jovem Brasileiro, os estudantes selecionados vivenciam o processo democrático com a participação de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os jovens tomam posse e atuam como deputados, apresentando projetos de que tenham impacto local e também nacional.

Wellington Fernando dos Santos Menezes, estudante de Bacabal que representou o Maranhão na experiência, escolheu oferecer curso de Primeiros Socorros nas escolas de Ensino Médio no país.

“Eu fiz algumas pesquisas e percebi que a saúde pública no Brasil não andava muito bem pelo atraso no atendimento, falta de profissionais... Pensei na ideia de preparar os alunos para agir em ocasiões como essa, melhorando assim a saúde pública e até melhorando as condições de vida”, explicou o estudante do Centro de Ensino Maria Casemiro Soares.

Faróis

O governador Flávio Dino, que recebeu os estudantes e ouviu os relatos, projetos e os sonhos de carreira de cada um, destacou o papel dos alunos como “faróis”, orientadores para os demais jovens da rede de ensino.

“Vocês agora são referências, faróis para ajudar outros jovens como vocês a sonharem, acreditarem também, vocês conseguem”, disse.

Ele também ressaltou a importância dos investimentos em educação, como o Programa Escola Digna, que já construiu e reformou mais de 800 escolas em todo o estado.

“O fato de a gente conseguir que esses jovens, com essas vivências e experiências, adquiram todo esse conhecimento faz a gente acreditar que é possível e como é um caminho certo investir na educação”, completou.

O secretário Adjunto de Educação, Anderson Lindoso também participou da ocasião. Ao final da reunião, os estudantes receberam placas de homenagens entregues pelo governador do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário