quarta-feira, 17 de julho de 2019

Investimentos do Governo do Maranhão marcam aniversário de Imperatriz



Imperatriz comemora 167 anos nesta terça-feira (16), com presença contínua do Governo do Estado melhorando a qualidade de vida dos imperatrizenses e das pessoas acolhidas pela cidade. A última obra entregue foi a requalificação da Avenida Bernardo Sayão que, agora, tem pista de caminhada e a única ciclovia estruturada da cidade.
“No aniversário de Imperatriz a cidade ganha mais um presente, a reforma da Bernardo Sayão, que deu espaço para quem pratica esporte, e algo novo que é a ciclovia. Isso alcançou a todos, as pessoas estão muito satisfeitas”, disse a estudante Jéssica Alves.
Além dessa avenida, há obras importantes distribuídas em diversas áreas, realizadas desde 2015. “O Governo do Estado trabalha continuamente em Imperatriz, com obras que contemplam setores como saúde, educação, segurança, infraestrutura, esporte e lazer. O governador sempre diz que a cidade é a outra capital do Maranhão ou a capital da Região Tocantina e sempre demonstrou muito zelo por nossa cidade e por nossa gente. Temos um governo realmente presente”, pontuou o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.
Na saúde, um dos principais investimentos é o Hospital Macrorregional Ruth Noleto, referência no atendimento de média e alta complexidade e que conta com 97% de aprovação popular, abrangendo 43 municípios. A unidade dispõe de 116 leitos de internação, sendo 10 deles de UTI.
Na educação, a implantação do Centro de Ensino Integral Tancredo Neves, que funciona em um local de vulnerabilidade social, tem mudado a realidade da juventude da Vila Redenção e dos bairros vizinhos. “Essa escola chegou para nós como chuva no sertão nordestino. Mudou a vida de servidores e moradores do bairro, que por causa da escola, tiveram ruas asfaltadas”, acrescentou o gestor da escola, Antônio Rios.
O local agora conta com uma estrutura de 11 salas de aulas climatizadas, laboratórios de química, física, matemática e biologia, refeitório, biblioteca, banheiros adaptados para pessoas com deficiência – um espaço adequado, que permite mais integração curricular, estudos orientados e práticas experimentais.
As obras de infraestrutura mudaram a cara de Imperatriz e proporcionaram muito mais segurança e mobilidade, a exemplo da iluminação dos nove quilômetros da Avenida Pedro Neiva de Santana e a construção da Estrada do Arroz, que tirou diversas comunidades rurais do isolamento.
No esporte e lazer, a nova Beira Rio ampliou as vendas do comércio informal. “Imperatriz já ganhou vários presentes, como por exemplo a Beira Rio que é um espaço que garante cultura, lazer e também gera muita economia. Muitos vendedores garantem o seu sustento, além de receber as famílias e pessoas de outros estados. Com certeza é um cartão postal para nossa cidade”, afirmou o estudante Robson Barbosa.
A Beira Rio é um espaço amplo e confortável para a caminhada, ciclismo, patins. Conta com um parque, com foguete de 25 metros de extensão e 10 metros de altura para as crianças e academia ao ar livre para os adultos. Outro diferencial é a concha acústica, que tornou a local referência para eventos de movimentos sociais, culturais e apresentações religiosas. Inclusive, todos os sábados, o Governo do Estado realiza na concha a Feirinha da Beira, onde há apresentações de artistas locais e comercialização de comida típica e de artesanato.

Pista de caminha da Avenida Bernardo Sayão (Foto: Janaína Amorim)
Os investimentos têm forte impacto social, elevando a qualidade de vida da população, proporcionando mais conforto e fomentando a economia da cidade, com geração de trabalho e renda. “O presente que Imperatriz ganha é emprego e renda com as obras realizadas pelo Governo do Estado na cidade”, avalia o carpinteiro, Manoel da Conceição Silva.
Outros investimentos
As ações estão em andamento como a construção do Campus de Ciências Agrárias da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), a revitalização do Calçadão, a reforma e adequação do Centro de Convenções e a reforma, ampliação e modernização da segunda maior maternidade do Maranhão, o Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz.
Entre as obras entregues, a Estrada do Arroz; revitalização da pista de skate Praça Mané Garrincha; das praças João Castelo, na Vila Cafeteira; São Miguel, no Parque Anhanguera; Jarbas Passarinho, na região do Santa Rita; da Praça da Bíblia; e a adaptação e reforma da Casa da Gestante.
Na área de segurança pública, foram realizadas obras como reforma e modernização de vários aparelhos de segurança pública, como o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), ampliação do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), do Centro para a Juventude Cidadã, do Semear e das Unidade de Segurança Comunitária de Imperatriz, no Bom Sucesso, Sanharol e na Lagoa Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário