quarta-feira, 17 de julho de 2019

Parceria entre a DPE/MA e a Fiema garante curso profissionalizante para público LGBT atendido por projeto lançado este ano

 

A parceria entre a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) e a Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) está produzindo novos frutos. Desta vez, como parte do Projeto “Respeitar a Diferença é Viver sem Violência”, a DPE/MA garante a 12 assistidos da população LGBT a oportunidade de serem qualificados para o mercado de trabalho, com a participação no curso de confeiteiro, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em São Luís. As aulas da capacitação tiveram início na última segunda-feira (8), com carga horária de 220 horas.
Lançado recentemente pela Defensoria, o Projeto “Respeitar a Diferença é Viver sem Violência” é fruto de convênio celebrado com o Ministério do Direitos, por meio da Secretaria Nacional da Cidadania. Segundo a coordenadora do Núcleo Psicossocial, Silene Gomes, responsável pela articulação, a Fiema é parceiro de primeira hora da Defensoria, com várias ações realizadas em conjunto.
“Mais uma vez a Fiema acreditou na força realizadora dos nossos projetos e está nos apoiando”, disse, ressaltando o êxito das ações do Ser Pai é Legal, desenvolvido com a Federação há mais de seis anos. O projeto garante a realização gratuita de exames de DNA aos assistidos da DPE/MA, com interesse em fazer o reconhecimento voluntário de paternidade.
O “Respeitar a Diferença é Viver sem Violência”, além de fortalecer o atendimento e a realização de ações de educação em direitos, tendo em vista a prevenção das situações de violência contra a população LGBT e as mulheres, objetiva também a articulação das diversas políticas públicas e dos setores privados, no intuito de garantir ao público-alvo a inserção no mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes.
Também agradecendo a parceria com a Fiema, o defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, adiantou que outro grande projeto, o Qualificar, desenvolvido em parceria pelas duas instituições, será retomado em breve. “Reconhecendo a importância desse projeto para a parcela carente da população, que sofre com o desemprego, a reedição do Qualificar representará mais uma contribuição da Defensoria no combate às desigualdades sociais no Maranhão”, destacou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário