sexta-feira, 19 de julho de 2019

Porto do Itaqui ganha centro de treinamento

Foi inaugurado nesta quarta, 17, no Porto do Itaqui, o Centro de Treinamento e Desenvolvimento do Trabalhador Portuário, iniciativa do OGMO – Órgão de Gestão de Mão de Obra do Itaqui em parceria com a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Marinha do Brasil e INCATEP – Instituto de Capacitação Técnica Profissional, especialista em seleção e treinamento de trabalhadores portuários no Brasil, América Latina e África.
Para o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, apoiar e incentivar a criação do centro de treinamento é uma ação que está alinhada com os novos investimentos e a expansão do porto público do Maranhão. “A qualificação profissional é importante nesse cenário de crescimento que estamos vivendo no Itaqui, além de ser uma ferramenta que vai nos dar uma nova vantagem competitiva: mão-de-obra ainda mais qualificada e bem treinada para operar as cargas com mais eficiência e segurança”, afirmou.
Responsável por fornecer para a comunidade portuária do Itaqui certificação profissional, treinamento e capacitação, João Gilberto Campos, do INCATEP, destaca o ineditismo da parceria com o porto público. “Em nenhum porto do Brasil a Autoridade Portuária se preocupou em promover a capacitação do trabalhador portuário e do trabalhador portuário avulso junto ao OGMO”, disse.
O Centro de Treinamento conta com o que há de mais moderno na América do Sul em simuladores: de celulose, para guindaste de bordo, para ponte rolante; simuladores de linha amarela (pá carregadeira, retroescavadeira, escavadeira hidráulica); simuladores de empilhadeira de pequeno e de grande porte e até de equipamentos que o porto ainda não possui, mas que logo terá. O espaço foi criado para garantir a qualificação do trabalhador portuário e avulso em um ambiente de aprendizagem estruturado para vivências teóricas e práticas.
“A modernização dos portos já é uma realidade, todos os terminais estão sendo automatizados, as operações cada vez mais eficientes e o trabalhador portuário de um modo geral precisa estar preparado para poder acompanhar todas as transformações”, afirma a diretora executiva do OGMO Itaqui, Ana Barbosa.
A cerimônia de entrega do espaço contou com a palestra ‘Revolução 4.0: Tendências e Desafios para o mercado de trabalho’, da diretora da Meta Desenvolvimento Humano, Maria de Jesus Silva, especialista em desenvolvimento de lideranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário